oxirreducaoFINAL

490 palavras 2 páginas
Trabalho de Química Geral
Turma: B
Grupo: Gabriel Ayres
Guilherme Maia
Luana Martins
Matheus Muti

Professora: Maira Magini

Oxirredução - Pilhas

Oxidação
Perda de elétrons, que pode ocorrer em duas circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância e quando a substância simplesmente perde elétrons.
Ex.:
Al0 → Al+3 + 3 e-

Redução
Ganho de elétrons, que também pode ocorrer em duas circunstâncias: quando uma substância perde oxigênio e quando ganha elétrons.
Ex.:
Cu+2 + 2 e- → Cu0

Reações de Oxirredução
Reações em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Isso pode ser percebido por meio do número de oxidação (Nox) de cada elemento, que se trata da carga elétrica real, no caso de íons monoatômicos
(um átomo que ganhou ou perdeu elétrons), e, no caso de compostos moleculares ou de íons polinuclerares, é a carga elétrica que ele teria se a ligação fosse rompida, ou seja, sua tendência de atrair os elétrons.
Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons).
Ex.:
Zn0 + Cu+2 (SO4)-2 → Zn+2(SO4) -2 + Cu0 perdeu eganhou e-

Agente oxidante: é a espécie reagente que sofre redução (ganha elétrons).
Ao ganhar elétrons, esta espécie promove a perda de elétrons (oxidação) de outra espécie, agindo assim, como um agente oxidante.
Agente redutor: é a substância que sofre oxidação (perde elétrons), age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.

Aplicações - Pilhas
Toda pilha é um dispositivo em que ocorre uma reação espontânea de oxidorredução que gera corrente elétrica, que, por sua vez, é aproveitada para fazer algum equipamento funcionar.
As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de

Relacionados