Oxigenoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Oxigenoterapia

Oxigenoterapia Hiperbárica ou hiperoxigenação hiperbárica, é um método terapêutico no qual o paciente é submetido a uma pressão maior que a atmosférica, no interior de uma câmara hiperbárica, respirando oxigênio à 100%. A câmara hiperbárica consiste em um compartimento selado resistente à pressão que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro, pode ser de grandeporte, acomodando vários pacientes simultâneamente (câmaras multiplaces), ou de tamanho menor, acomodando apenas o próprio paciente (câmaras monoplaces). O efeito primário da terapia OHB é aumentar a pressão parcial do oxigênio (PO2) no plasma. A pressão parcial do oxigênio pode ser aumentada muitas vezes além da PO2 que é atingida pela respiração do ar, nas condições atmosféricas.
Com o tratamentocom OHB intermitente usual, a PO2 é 20 vezes superior ao nível normal da PO2 arterial. O fator que controla o grau de elvação da PO2 é a pressão absoluta atingida no interior da câmara hiperbárica, enquanto o paciente respira O2 puro. A tensão da PO2 do ar respirado do ambiente é determinada pelo aumento da tensão de oxigênio, necessária para elevar a PO2 até o nível desejado, no sangue arterialou na área hipóxica, a fim de que seja eficaz clinicamente.
Aspecto fisiológico
A uma atmosfera, a pressão parcial do oxigênio no ar é de 150mmHg. A medida que o ar percorre a árvore traqueobrônquica, em direção aos alvéolos, a pressão parcial do oxigênio é reduzida para aproximadamente 100mmHg ao misturar-se com o ar residual, de pressão de O2 mais baixa, devido à remoção de oxigênio pelosangue. O gradiente através do leito capilar alveolar dos pulmões é de aproximadamente 10mmHg, produzindo uma pressão parcial de oxigênio no sangue de 90mmHg. Neste nível de O2, a hemoglobina do sangue circulante apresenta uma saturação de aproximadamente 97%, com um conteúdo de cerca de 20ml/100cm3 de sangue. O oxigênio dissolvido no plasma, em solução física, atinge, 0,3ml/100cm3 de sangue ( 0,3volumes % ).
A inalação de oxigênio a 100%, nesta mesma pressão atmosférica, aumenta a tensão de oxigênio do ar respirado de 150 para 760mmHg. A pressão parcial atingida no sangue venoso pulmonar, aproxima-se de 650mmHg. Este aumento da pressão parcial do oxigênio não afeta significativamente o nível de oxihemoglobina transportada do sangue, cuja saturação aumenta apenas de 97 para 100%. Aumenta,entretanto, o conteúdo do oxigênio dissolvido no plasma, para um nível de 2ml/100cm3 cúbicos de sangue, ou 2 volumes %. Esta alteração corresponde a um aumento de 700% do oxigênio dissolvido e é igual a 10% do oxigênio transportado pela hemoglobina. Quando o paciente é posto no meio de pressão igual a 2 atmosferas, a pressão parcial do gás no meio ambiente é elevada de 760mmHg para 1520mmHg.Respirando O2 a 100%, com uma pressão parcial de 1529mmHg, a PO2 do sangue arterial eleva-se para 1400mmHg. Isto aumentará, o conteúdo de oxigênio dissolvido no plasma para um nível de 4ml para 100cm³ de plasma. Sem aumento adicional no oxigênio transportado pela hemoglobina, o O2 dissolvido corresponde agora a 20% do O2 na hemoglobina.
Quando a pressão do meio em que se encontra o paciente é elevadapara 3 atmosferas, a pressão parcial do oxigênio disponível para a respiração deste gás a 100% é aumentada para 2280mmHg, de modo que o conteúdo do oxigênio dissolvido no plasma é de 6 volumes %. O aumento do O2 dissolvido no plasma é diretamente proporcional ao aumento da pressão ambiente. Com a PO2 a 3000mmHg, os 6 volumes % de O2 dissolvido excedem a diferença de 4-5 volumes %. Este O2 dissolvidopode, então, proporcionar a maior parte do oxigênio extraído pelo cérebro, pelas víceras, pelos rins e pelos músculos inativos. Uma grande porção do O2 extraído pelo miocárdio pode ser suprido por este oxigênio não combinado permitindo assim a existência de "vida sem sangue" ou hemoglobina.

Efeitos físiometabólicos da OHB
Nos níveis de oxigenação atingidos com a oxigenoterapia hiperbárica, a...
tracking img