Oxigenoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OXIGENOTERAPIA

Considerações importantes:

-FIO2 → fração inspirada de oxigênio (é igual a 21% no ar ambiente);

-É importante observar sempre a musculatura acessória do cliente para verificação do padrão respiratório;

-Cianose Central→ é verificada por cianose de mucosa oral e nariz, diferente da cianose de extremidades que é observada principalmente nos dedos das mãos e pés;-Hipoxemia→ baixa concentração de O2 no sangue arterial. Caracteriza-se por alteração de difusão.

-Hipóxia→ baixa concentração/disponibilidade de O2 nos tecidos; caracteriza problema de perfusão; causa diminuição do nível de oxigenação cerebral (muito comum em IAM e AVC), levando a um quadro de agitação motora, desorientação e cianose central.

-Difusão→ tendência de um gás passar de uma área demaior concentração para uma área de menor concentração, em razão da diferença de pressão, até que haja equilíbrio. Isso ocorre nos alvéolos pulmonares (hematose). Vale lembrar que cada alvéolo é envolvido por uma rede extremamente densa de capilares, o que permite a difusão do O2 no sentido dos alvéolos para o sangue e do CO2 do sangue para o ar alveolar.

-Perfusão→garante a troca gasosa; tecidoque recebe sangue oxigenado (vascularização suficiente para que chegue sangue rico em O2 e nutrientes para o tecido).

Obs: Os movimentos cíclicos de inspiração e expiração constituem a ventilação e ocorrem, no repouso, com uma frequência de 12 a 18 ciclos por minuto. Nessa situação diz-se que o indivíduo está eupneico, isto é, com a respiração normal. Taquipnéia é o aumento da frequênciarespiratória e Bradipnéia sua redução. O aumento da ventilação além das necessidades metabólicas de um indivíduo é denominada de Hiperventilação, enquanto a diminuição da ventilação é chamada Hipoventilação.

-Gasometria→consiste na determinação das pressões parciais de O2 e CO2, bem como do pH de uma amostra de sangue. Os valores são obtidos pela comparação desses parâmetros da amostra de sangue comos padrões internos de gasômetro. A Gasometria Arterial fornece informações sobre a adequação da ventilação alveolar e oxigenação do indivíduo, ou seja, mede principalmente a PaO2 do sangue arterial (80 a 100 mmHg – normal). Quando a PaO2 apresenta valores abaixo dos normais, está ocorrendo hipóxia, que significa disponibilidade diminuída de oxigênio para as células do corpo.

Obs: A hipóxia,dentre outras causas, pode ser originada pela diminuição da difusão de oxigênio através da membrana respiratória, que pode ocorrer: pelo espessamento da membrana respiratória, ou pela área diminuída da membrana respiratória disponível para troca, ou ainda pela redução da pressão alveolar, resultando na obstrução das vias respiratórias ou de concentração diminuída de oxigênio atmosférico.

PadrõesRespiratórios:

_________________ → Apnéia: sem movimento da caixa torácica.





→ Eupnéia: respiração normal; frequência normal (12 a 18 rpm).





→ Kussmaul: ↑ da profundidade e frequênciada respiração;

quadro de acidose renal ou acidose diabética.→ Cheyne-Stokes: ↑ da profundidade intercalado com período de

apnéia; Caracterizada geralmente por alterações cardíacas e

distúrbios respiratórios.





→ BIOT: oscilação entre período de respiração profunda esuperficial com apnéia; Caracterizado geralmente por

problemas no SNC.





Obs:

Taquipnéia → alteração só da frequência; profundidade e ritmo permanecem normais.

Hiperventilação → alteração (↑) da frequência, ritmo e profundidade.


Oxigenoterapia:

-A Oxigenoterapia está indicada sempre que exista uma...
tracking img