Oxicidantes

604 palavras 3 páginas
Oxidantes fotoquímicos

A queima de combustíveis e solventes formam poluentes secundários chamados oxidantes fotoquímicos. Esses poluentes, quando lançados na atmosfera, contribuem para o aparecimento do fenômeno chamado “smog”. É possível observar este fenômeno em locais de muito tráfego, muita luz solar e altas temperatura.

Quanto mais fumaça se inalar, mais riscos à saúde. Dependendo da pessoa, alguns sintomas podem aparecer depois de permanecer por apenas algumas poucas horas em meio a um ambiente poluído. Nos idosos a exposição à esta poluição é a que apresenta mais riscos, especialmente os que sofrem de enfermidades dos pulmões ou do coração. Até as pessoas mais saudáveis respiram de forma menos eficiente nos dias em que o ar está densamente poluído.

Os principais formadores do smog são produtos das reações entre óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis que ocorrem na presença de luz solar. Os compostos orgânicos voláteis são produtos que evaporam facilmente à temperatura ambiente, como por exemplo o metano, benzeno, xileno, butano e propano. São emitidos principalmente por indústria químicas e petroquímicas e por veículos, e também podem ser emitidos pela maioria dos solventes, lubrificantes e combustíveis em geral. Alguns desses compostos são tóxicos e carcinogênicos, portanto são nocivos à saúde humana, principalmente se expostos à concentrações elevadas e por um período longo de tempo. O ozônio é o oxidante fotoquímico que está em maior quantidade na atmosfera, mas há também foto oxidantes como o peroxiacetil nitrato (PAN),peroxibenzolnitrato(PBN), acroleína, acetilperóxido, peróxido dehidrogênio, benzopireno, aldeídos,cetonas,etc.

Os poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera, se destacando o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3?), os

Relacionados

  • Nutriçao
    352 palavras | 2 páginas
  • trabalho de quimica
    1498 palavras | 6 páginas