Ow yeah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação da Viscosidade












Acadêmicos(as): Ricardo Gealh de Campos R.A.: 28662
Thiago Antunes R.A.: 28666
Eric Matheus R.A.: 28696






Professora: Dra. Eneida Sala Cossich
Turma: 009




Maringá, 01 de julho de 2004.

RESUMO:


Determinou-se experimentalmente, o valor da viscosidade de uma solução de sacarose de concentração desconhecida, ondepôde ser aplicada a “Lei de Newton Viscosidade”. Para tanto usou-se dois métodos: Método do Viscosímetro de Bola e o Método do Viscosímetro Capilar.
No primeiro caso, a viscosidade é determinada através do tempo de queda de uma esfera de vidro, de composição uniforme, através de uma coluna de fluido. Utilizando-se água destilada (cuja viscosidade é conhecida), calibrou-se o equipamento e, logoapós, utilizou-se a solução de sacarose no equipamento.
No segundo caso, para se determinar o diâmetro do capilar utilizou-se a água, que possui viscosidade e densidade conhecidas. Após, com a solução de sacarose (que se deseja analisar), obteve-se a curva reológica para a mesma e consequentemente sua viscosidade absoluta.
Através do Viscosímetro de Bola encontrou-se um valor de 1,980centipoise para a viscosidade da sacarose, sendo que pelo Viscosímetro Capilar a viscosidade foi de 2,210 centipoise.

SUMARIO





1 – INTRODUÇÃO TEÓRICA: 3

1.1 – Viscosidade: 3

1.2 – Tipos de Viscosímetros: 4
1.2.1 – Viscosímetro de Bola: 4
1.2.2 – Viscosímetro Capilar (Massarani): 6

2 – MATERIAIS E MÉTODOS: 6

2.1 – Viscosímetro de Bola: 6

2.2 – ViscosímetroCapilar (Massarani): 6

3 – CÁLCULOS E RESULTADOS 7

3.1 – Viscosímetro de Bola: 7

3.2 – Viscosímetro Capilar: 8

4 – ANÁLISE DOS RESULTADOS 11

5 - CONCLUSÃO 12

6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13



OBJETIVO:

Determinar a viscosidade de um fluido Newtoniano (no caso, solução de sacarose de concentração desconhecida) através do Viscosímetro de Bola e do ViscosímetroCapilar.


1 – INTRODUÇÃO TEÓRICA:



1.1 – Viscosidade:


Fluxo é definido como o escoamento por unidade de tempo, através de uma área perpendicular a direção do escoamento. O fluxo é proporcional ao gradiente de alguma propriedade física como a temperatura, pressão ou potencial elétrico.
Viscosidade é definida como a resistência que certos compostos tem em relação ao escoamento sobtensão. No sistema CGS, a unidade de viscosidade é o poise. O coeficiente de viscosidade ( n ) é dado pela força necessária por unidade de área para manter uma diferença de velocidade entre dois planos paralelos do líquido, que distam entre si de um centímetro.
O escoamento que ocorre na ausência de atrito é denominado escoamento laminar. O fluxo laminar ou escoamento laminar está sob ainfluência da lei de Newton (ou lei da Impulsão).
Considere um fluido confinado entre duas placas paralelas, sendo que a de cima entra em movimento com uma velocidade U com uma força aplicada F, e a inferior permanece fixa. Suponha que a distancia h entre as duas placas seja suficientemente pequena, de modo que as partículas fluidas se movam em trajetórias paralelas. Da experiência vemos que aspartículas fluidas adjacentes a contornos sólidos tendem a aderir a superfície do sólido. Esta mesma propriedade gera um atrito interno, pois as partículas fluidas se arrastam uma sobre as outras, produzindo uma tensão de cisalhamento entre camadas fluidas adjacentes.
Em condições estacionárias, Newton observou que a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional ao gradiente de velocidade. Suaobservação, repetidamente levada em conta por pesquisadores subsequentes, é válida em qualquer posição, isto é:

[pic] (1.1)

onde u é a velocidade do fluido e ( é a viscosidade absoluta, cujas dimensões são:
(M/L.T) = F.T/L2.
A viscosidade dos fluidos varia com a temperatura e a pressão, sendo porem mais sensível à temperatura. As variações de temperatura...
tracking img