Ovulação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A OVULAÇÃO
Como ocorre a ovulação
Na ovulação, que ocorre mais ou menos a meio do ciclo do ciclo menstrual, o folículo que cresceu mais do que os outros finalmente se rompe e o óvulo é libertado. O local dessa liberação chama-se stigma e o folículo rompido vai formar o corpo lúteo.
Na imagem ao lado é possível ver o óvulo emergindo do folículo, um saco vermelho cheio de fluidos localizado nosovários (área clara). Ao ser expelido, o óvulo vem envolvido em uma espécie de gelatina amarela contendo células (Traduzido como «corpo amarelo», o corpo lúteo produz um hormônio, a progesterona, que mantém o bebe em crescimento até que a placenta assuma esse papel. Nessa etapa, o ovo não é maior do que um ponto, dificilmente visível a olho nu).
Quando o ovo é liberado pelo ovário, move-se aolongo da tuba uterina (trompa de falópio) rumo ao útero, com a ajuda de saliências mínimas, semelhantes a fios de cabelo, chamadas cílios.
A concepção, se ocorrer, normalmente se dá na parte final da trompa, perto do ovário. Se o óvulo não for fertilizado no espaço de 12 horas depois da sua liberação, o organismo trata de reabsorvê-lo, o folículo seca, a membrana do útero desprende-se e vem amenstruação.
Sinais da ovulação
Embora muitas mulheres não se apercebam da ovulação, cerca de 25% delas sentem dores no baixo ventre, em geral no lado do ovário que estiver a ovular.
Essa dor é chamada de dor do ciclo e julga-se que seja causada pela irritação provocada por fluido ou sangue do folículo quando se rompe. Mas essa dor não é considerada como sinal confiável da ocorrência de ovulação, jáque não acontece em todos os ciclos. Um sinal mais concreto da ovulação é uma mudança no muco segregado pela cervix (colo do útero). Logo após a menstruação, o muco é escasso, espesso e pegajoso, tornando-se impenetrável ao espermatozóide. Quando se aproxima a ovulação, o muco torna-se mais ralo e liquefeito, permitindo aos espermatozóides mais saudáveis viajem através dele em grande velocidade.Depois da ovulação, o muco volta a sua consistência inóspita habitual.
Outro sinal da ovulação é uma pequena mas evidente elevação da temperatura corporal.
O momento ideal para a concepção é o Período Fértil da mulher, isto é, quando a ovulação acabou de ocorrer ou está iminente.
A GRANDE CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES
Quando o homem ejacula na vagina, libera centenas de milhões de espermatozóidesa uma velocidade de cerca de 16 km por hora. Os espermatozóides estão misturados a um fluido adocicado que lhes fornece energia para a prova que vão enfrentar. Os mais rápidos atingirão o óvulo em 45 minutos, os mais lentos em cerca de 12 horas. A maioria, porém, nem chega a entrar na corrida – escorrem da vagina, perdem-se ou são destruídos no percurso. Somente umas poucas centenas dos nadadoresmais vigorosos conseguirão chegar às tubas uterinas, onde se dá a fertilização.
Obstáculos e Vantagens
Os espermatozóides têm de atravessar a vagina, o colo do útero e o útero, e nadar até as tubas uterinas, antes de atingir o óvulo. É uma distância de apenas 15 a 18 cm, mas equivale a uma pessoa atravessar a nado uma piscina olímpica 100 vezes.
A sorte parece estar contra os espermatozóides,mesmo quando atingem o seu destino.
Ao entrar na vagina, não estão totalmente activos nem são capazes de fertilizar. Só quando atravessam o muco vaginal é que são activados e capazes de penetrar num óvulo.
Milhões se perdem nas numerosas frestas da vagina ou chegam a tuba uterina errada. Outros, sobretudo os mais fracos ou defeituosos, são destruídos pelo ambiente mortalmente ácido (éinteressante observar que o óvulo feminino, que contém um cromossoma X sente-se mais confortável nas condições ácidas da vagina do que o espermatozóide, que contém um cromossoma Y). Outros milhões de espermatozóides são empurrados para trás por microscópicos pêlos do interior do útero.
Todavia, outros factores ajudam os espermatozóides. Se a mulher tem um orgasmo durante a relação, parece que as...
tracking img