Overtrading

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
À caminho da falência

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA : ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVO CONTÁBEIS II PROFESSOR: HEBER LAVOR MOREIRA ALUNO: SALATIEL JUNIOR ALVES DE CARVALHO DATA: 01/09/2003 0001007101

À CAMINHO DA FALÊNCIA

Salatieldecarvalho@bol.com.br

1

À caminho da falência
RESUMO

O artigo trata das varias formas pela qualpode-se constatar a eficácia e a situação do de estabilidade em que se encontra o patrimônio. A liquidez pode se tornar o ponto de partida para uma analise sobre a solidez da empresa no mercado e se desfavorável poderá significar o primeiro passo para uma serie de turbulências operacionais que muita das vezes culminam com o pedido de falência e o conseqüente encerramento de suas operações. Valelembrar que liquidez esta relacionada diretamente à capacidade que a empresa possui de sanar quaisquer tipo de compromisso perante terceiros.

Há também a insolvência, que nada mais é que a conseqüência proporcionada pela baixa capacidade de pagamento e o descredito que a empresa venha a enfrentar perante o mercado. Destaca-se neste momento os estudos desenvolvidos por Stephen Kanitz, da Fea/USP,que desenvolveu o que denominou-se ‘termômetro de insolvência” e é um dos mais conhecidos e utilizados por analistas financeiros.

O Overtrading, ou desequilíbrio econômico financeiro , é também um dos referenciais para se verificar a situação da empresa perante credores. É um do tema ainda com uma bibliografia muito escassa.

Vale lembrar que a freqüente analise dos demonstrativos sob aótica dos temas aqui destacados podem servir como medida preventiva alem de contribuir para que o empresário não seja pego de surpresa , ou quando deparar com uma situação de insolvência seja tarde demais para remediar a situação . a falência esta relacionada muita das vezes com administrações desqualificadas e sem poder de gerenciamento e que, constantemente , tomam decisões erradas e aos poucos ediariamente levam , e ‘ajudam”, para que muitas encerrem seu ciclo operacional e deixem de existir.

Salatieldecarvalho@bol.com.br

2

À caminho da falência
INTRODUÇÃO

Diariamente, todas as partes do globo, nascem diversos tipos de empresas, mas também varias fecham suas portas – ou por incompetência de seus gestores ou por retração do segmento de mercado a qual pertence. Mas uma perguntafica no ar, há como se prever o declínio financeiro e a conseqüente “morte” de empresas de qualquer tipo de atuação mercadológica?

Durante anos, muitos estudiosos da área financeira destinaram boa parte de seu tempo em estudos profundos acerca desse assunto e desenvolveram trabalhos altamente fundamentados matematicamente que acabaram ganhando credibilidade no meio financeiro e passaram anortear e direcionar diagnósticos de gestão que venham a ser elaborados no meio acadêmico ou profissional.

Surgiram cálculos que em sua forma matemática refletem se a situação da entidade é de inadimplência com relação à quitação de quaisquer tipo de dividas, se a entidade esta ou caminha em direção a um desequilíbrio econômico e financeiro e por fim qual a situação da mesma perante o “termômetro”de insolvência desenvolvido por Kanitz, que junto a outros temas serão discutidas e comentadas durante o transcorrer desse artigo.

No transcorrer deste artigo será posto em pauta questões que, atualmente, não podem fugir das conversas e debates que acaloram diariamente o meio financeiro independentemente se acontecem no meio profissional como principalmente no meio acadêmico de onde partem asprincipais dividas e consequentemente os principais estudos científicos que muita das vezes afirmam o que já foi dito por grandes estudiosos da área, mas muitas das vezes também põe em xeque tais afirmações.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente muitos estudos feitos acerca da melhor forma para a qual pode-se dizer se a entidade caminha ou não para o caminho mais temido pelos empresários comandantes...
tracking img