ouvinocultura

6133 palavras 25 páginas
Os ovinos domésticos são espécie do gênero Ovis e descendentes do Muflão-Asiático (Ovis orientalis), um animal selvagem do Sudoeste da Ásia e considerado um dos dois antepassados de todas as raças modernas de ovinos domésticos (Hiendleder et al., 2002).

Figura 1 - Mufão-Asiático.

Um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem foi o ovino, com relatos no Antigo Testamento de rebanhos que acompanhavam o desenvolvimento das civilizações nas Planícies Mesopotâmicas. Há milhares de anos, essa espécie animal vem demonstrando seu valor econômico, através da capacidade de conversão de forragens em produtos de qualidade e essenciais para os seres humanos como a lã, a pele, a carne e o leite.

Os sistemas de produção de ovinos mundialmente sofreu mudanças, principalmente em decorrência da crise da lã ocorrida nas décadas de 80 e 90. Em função disso, atualmente o maior foco na produção de ovinos está em torno da carne (especialmente de animais jovens), e também em grande expansão em nosso país, a produção de leite.

A exploração leiteira mundial não é uma atividade recente, existindo relatos também no Antigo Testamento da produção de queijos a partir de leite ovino. A atual produção mundial de leite ovino, fica em torno de 10 milhões de litros/ano, porém acredita-se que esta estimativa seja bem maior (FAO, 2010).

No Brasil a exploração da atividade leiteira ovina em escala industrial é recente, mais precisamente com a introdução da raça Lacaune no Rio Grande do Sul, pela Cabanha Dedo Verde no ano de 1992. A partir dessa data, o Rio Grande do Sul e há quatro anos, o oeste de Santa Catarina, estão produzindo queijos finos (originários dos países europeus) e iogurtes. O diferencial da produção de queijos finos a partir do leite de ovelha é a alta agregação de valor nesses produtos e a grande demanda, particularmente pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mais especificamente em hotéis e restaurantes de culinária requintada desses estados.

Relacionados

  • PLANO DE NEG CIOS DE MUNLUGUZINHO
    13764 palavras | 56 páginas