Ouvido absoluto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Master Class 02

O ouvido perfeito é escutar as cores. Mas qual a diferença entre escutar as cores e ver as cores? Onde elas são diferentes e onde são iguais ?
Bem, na verdade, são bastante similares, a diferença está no sentido. No campo visual, digamos que eu olhe para a cor vermelha, e depois olhe para a cor azul, qual a diferença entre as duas cores ? Bem, as ondas visuais do vermelhovibram lentamente, enquanto as do azul vibram bem mais rápido. E por alguma razão, os olhos percebem que as ondas rápidas é o azul e as ondas lentas é o vermelho.
O mesmo acontece com os espectros musicais. Num piano, as notas não são mais do que um espectro de sons musicais. Os olhos vêem ondas visuais, os ouvidos escutam ondas sonoras. Os olhos vêem as ondas visuais e percebemos que é um verde,um azul, um vermelho. Da mesma forma acontece com os ouvidos. Se meus ouvidos escutam as ondas sonoras de uma notas, por exemplo, Fá#, eu vou perceber que soa como um Fá#, então será um fá#. Se eu escutar uma freqüência diferente e soar como um Dó#, soará como um Dó#, terá a cor de um Dó #. E é isso que é o escutar as cores.
Algo interessante: o ouvido tem uma enorme extensão de percepção bemmaior do que a dos olhos, pois o ouvido pode escutar diferentes oitavas de uma onda sonora. Por exemplo, um Fá. Todos os Fás tem a mesma cor de som, mas diferentes tensões. Os fás brilhantes são mais agudos e os fás escuros são os graves. Enquanto no campo visual só podemos enxergar uma oitava, falando das freqüência das ondas. Se você ver um violeta, que está clareando, você perceberá que ele estáficando mais vermelho, enquanto se escurecer, vai se tornado bem escuro. Se enxergássemos outra oitava, teríamos que ver a mesma coisa. Num piano, os 12 sons cromáticos se repetem a cada oitava, mesmo sendo a mesma coisa, soam em oitavas diferentes. Por isso o ouvido é mais sensível. Algo que o ouvido não pode ver.
E não é estranho que o ouvido tenha essa percepção das cores assim como osolhos, e essa percepção das cores é o que realmente é o ouvido absoluto.
Desde adolescente, tenho percebido que os músicos não compreendem o que o ouvido absoluto é, porque quando falamos em escutar as cores, a palavra “cores” pode ser confusa. Então vamos deixar algumas coisas claras. Nós usamos a palavra cores em várias áreas da música, por exemplo, falamos da cor do tom, que nada mais é do que otimbre de um instrumento. Mas o que isso significa ? A Cor do Tom é o que nos permite reconhecer um instrumento em particular. Se escutamos um piano, sabemos que é um piano. Se escutamos um violão, ou um violino, ou uma flauta, sabemos que são instrumentos diferentes e conseguimos reconhecê-los.
Mas como isso está relacionado com ouvir as cores das notas ? A cor do tom é o que faz com quereconheçamos o instrumento (timbre), a cor da nota é o que nos faz reconhecer as notas. O timbre muda de acordo com o instrumento, mas a cor do som não vai mudar. Por exemplo, se eu tocar um LÁ e um Dó, mesmo que mude o instrumento, se você tiver um ouvido absoluto, você reconhecerá o Lá e o Dó.
Se eu tocar várias notas, as cores dos sons mudará. A cor do som muda de acordo com a nota que se toca, a cordo tom (timbre) muda de acordo com o instrumento.

Quando se fala que o ouvido perfeito é escutar as cores, muitas pessoas acham que é algo como associar um Sol ao Verde, ou vermelho ao Fá#, ou amarelo ao Lá, ou qualquer coisa desse gênero.
Então, vou enfatizar que o ouvido absoluto não significa que pegaremos uma cor visual e a relacionaremos com uma nota. Essas cores de notas são CoresSonoras que nós escutamos. Quando escutamos um Sol, ele tem um certo som, uma certa cor que nos diz que é um Sol. O Mib tem um som diferente, uma cor diferente. Isso são cores de sons.
Eu lembro que uma pessoa foi a um seminário e a primeira coisa que me perguntou era onde estava minha tabela de cores. Porque não havia nada dizendo que o lá era amarelo, que o Sib era azul, e se tornou um...
tracking img