Outsourcing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Outsourcing (em inglês, "out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligada a ideia de sub-contratação de serviços.
Em outras palavras, outsourcing é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca asatividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada, sendo mais focada como parceria, como tradução mais precisa.
A contratação de serviços periféricos visa a reduzir custos internos aproveitando o "know how" e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades, uma vez que os empregadossubcontratados normalmente ganham um vencimento reduzido[1].
Isto porque a ideia inicial de buscar fora da empresa, outras empresas que pudessem fornecer serviços especializados, com maior know how, em determinadas áreas para que a empresa contratante pudesse focar sua pesquisa e desenvolvimento somente no core business da organização, obtendo, com isso, maior qualidade por um custo menor do que aqueleque teria que desembolsar para ter a suposta mesma qualidade utilizando mão de obra, treinamento e desenvolvimento próprios, foi sendo distorcida a ponto de abortarem a ideia da qualidade, treinamento e desenvolvimento da mão de obra, e focaram apenas na redução de custos a qualquer preço. Essa distorção fez com que a nova linha praticante desta ferramenta passasse a abrir mão justamente do quedava qualidade ao sistema imaginado, para que seu custo fosse barato e hoje, acaba sendo sinal de baixo custo por baixa qualificação.
O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresas que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo.
O modo como é estabelecido tem conhecido diferentes formas ao longo dos tempos. O modelo denegócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo / benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a colaboração tem conduzido mesmo a novos projectos conjuntos.
Uma das formas de outsourcing que tem vindo a adquirir maior protagonismo é awikização de algumas tarefas e/ou componentes, nomeada mas não exclusivamente no domínio da tecnologia informática. O livro Wikinomics, de Don Tapscott, apresenta muitos exemplos de situações em que a fronteira entre o que constitui a utilização de meios da empresa e a colaboração de entidades externas se torna um processo tão fluido e dinâmico que, assiduamente, é de algum modo indiferente aferir apropriedade intelectual e a correspondente remuneração do contributo.
Na realidade, no modelo Wikinomics, a conceito de recompensa das entidades que externamente contribuem adquire a forma de ganhos de notoriedade, de reconhecimentos público ou, muito simplesmente, o contributo é dado sem outra expectativa que não a gratificação pessoal de ter sido resolvido um desafio intelectual.

| |Diferenças entre Outsourcing e Terceirização
A diferença entre outsourcing e terceirização é que, inicialmente, outsourcing está ligado a procura de "fontes" fora da organização ou país e terceirização correlaciona dentro do país, embora os termos sejam frequentemente utilizados indistintamente.
• outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para a realização de atividadestradicionalmente realizadas pelos recursos e equipes internos.
• A expressão terceirização também pode ser usada, sendo que esta é uma tradução livre de outsourcing, mas que em Portugal não corresponde inteiramente a realidade de uso.
De modo geral, em Portugal, o termo outsourcing está mais relacionada à gestão estratégica, seja de tecnologia ou qualquer outro serviço. A mão-de-obra também faz parte...
tracking img