Outros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Cultura, Família e Sociedade.1
Estamos iniciando mais uma disciplina fundamental para o exercício da atividade profissional do assistente social. Por isso, convido você para utilizar estematerial como uma referência para o estudo desta temática, sem pretender esgotar as inúmeras facetas que envolvem tanto o conhecimento quanto as estratégias de intervenção junto a esta instituição tãoimportante da nossa sociedade:

O que é a família?
Certamente, para respondermos esta pergunta e pensarmos em proposições voltadas para o atendimento desta família, com menos risco de sermosanacrônicos, é importante conhecer a realidade em que está inserida esta família, em qual sociedade esta vivendo, qual a cultura que norteia este agrupamento. O conceito de família pode ser considerado atécerto ponto subjetivo, pois depende de quem a define, do contexto social, cultural, político e familiar em que está inserido.
As diferentes Constituições que regeram o Brasil durante diferentes épocas,trouxeram em seu bojo os frutos dos diferentes momentos vividos na sociedade brasileira. É como se no decorrer do tempo pudéssemos estabelecer uma linha de diferentes cores, porém, todas derivadasdos momentos vividos por esta sociedade, indo de um estado patriarcal-patrimonial para um estado sócio-afetivo. Na Constituição de 1824, não temos nenhuma referencia em relação à família; a de 1891, noart. 72, § 4º, reconhece somente o casamento civil, trazendo gratuidade para sua efetivação, porém, não menciona nada além. Nesta Constituição, não se reconhece o casamento religioso. Na Constituiçãode 1934, temos a primeira menção de que a família deve receber a proteção do Estado, que foi mantida nas demais constituições seguintes. A Constituição de 1937 trouxe de volta o reconhecimento docasamento religioso, atribuindo-lhe efeito civil e a Constituição de 1946, vem estimular a família numerosa, assegurando assistência a maternidade, a infância e adolescência. A Constituição Federal de...
tracking img