Ouro preto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De nada adiantaram as advertências, os alertas, de que o pior ainda estava por vir. Na noite de ontem, mais uma parte do centro histórico de Ouro Preto foi reduzida a cinzas. Um casarão do séculoXVIII, localizado no coração da primeira cidade brasileira declarada Patrimônio da Humanidade, foi completamente destruído em um incêndio que durou menos de uma hora. Outro casarão vizinho, da mesmaépoca, foi parcialmente consumido pelas chamas e outros próximos ficaram com a estrutura comprometida. A falta de equipamentos do Corpo de Bombeiros contribuiu para o agravamento da tragédia.
O episódioocorreu quatro dias depois da inspeção de um técnico da UNESCO ao conjunto arquitetônico local. Entre os seis hidrantes instalados no centro histórico, apenas um funcionava, mas está localizado aquase um quilômetro do local do prédio incendiado, na parte baixa da cidade. Segundo o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado, a manutenção dos hidrantes em Ouro Preto é responsabilidade da prefeituralocal.
O prédio destruído, em estilo barroco, onde funcionou o Hotel Pilão, ficava na Praça Tiradentes, esquina com Rua Cláudio Manoel, a poucos metros do Museu da Inconfidência. Por muito pouco, aschamas não atingiram a Câmara Municipal e o escritório do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha). O incêndio começou no segundo andar do prédio, na loja da joalheria Amsterdam Sauer, poucodepois das 18 horas. Os primeiros sinais de fumaça saíram de uma janela, provavelmente da cozinha da joalheria.
No casarão estava instalada ainda outra joalheria, além de uma farmácia, uma loja deartesanato, uma de eletrodomésticos e uma pousada. Poucas pessoas estavam no prédio quando o fogo começou a se alastrar e houve tempo de todas saírem. Ninguém ficou ferido. De acordo com testemunhas,os bombeiros da cidade chegaram ao local dez minutos depois de o casarão ser evacuado, mas não havia água no hidrante da praça e o carro-pipa chegou apenas meia hora depois, quando o fogo já havia...
tracking img