OurbanismosustentvelnoBrasil

8465 palavras 34 páginas
VITRUVIUS – Arquitextos 128.03ano 11, jan. 2011
O urbanismo sustentável no Brasil: a revisão de conceitos urbanos para o século XXI (parte 01)
Geovany Jessé Alexandre da Silva e Marta Adriana Bustos Romero sinopses Este artigo busca conceituar atributos de urbanismo sustentável partindo de uma revisão bibliográfica e propondo ferramentas de planejamento e projeto de cidades para o século XXI. Por fim, situa o Brasil no embate entre desenvolvimento e sustentabilidade como citar
JESSÉ ALEXANDRE DA SILVA, Geovany; BUSTOS ROMERO, Marta Adriana. O urbanismo sustentável no Brasil. A revisão de conceitos urbanos para o século XXI (parte 01). Arquitextos, São Paulo, ano 11, n. 128.03, Vitruvius, jan. 2011 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.128/3724>.

Em tempos atuais a maioria das sociedades enfrenta a desalentadora e angustiante perspectiva de crescente caos urbano, decorrente do obsoleto e contraditório modelo de ocupação urbana implementado desde a era industrial. O cenário de acúmulo de riquezas sem a necessária distribuição equitativa de benefícios sociais acentuou os conflitos intraurbanos. Se para Aristóteles a cidade era o lugar para se viver bem, atualmente, esta se tornou antônimo à qualidade de vida, desprivilegio não só das cidades latino-americanas ou de economias de desenvolvimento tardio, como também das cidades ditas industrializadas e desenvolvidas.

No Brasil, a intensa urbanização pós-moderna das últimas cinco décadas imprimiu uma súbita concentração de indústrias, serviços e trabalhadores, que somado à mecanização do campo e da cidade transformou, não só o déficit habitacional, como a escassez de emprego, nos grandes problemas sociais da urbanidade. O aumento exponencial da população, ao passo que se oferece excedentes de mão-de-obra bem vindos ao sistema econômico, pois achata o valor do trabalho humano e barateia os custos de produção, passou a exercer efeitos sociais contrários à ordem vigente das ideologias burguesas.

Relacionados