Oukinoubi

536 palavras 3 páginas
Projeto Manhattan

O Projeto manhattan foi o nome dado à um programa secreto durante a Segunda Guerra Mundial para a criação das primeiras armas nucleares. Esse projeto foi desenvolvido nos Estados Unidos e contou com a ajuda do Canadá e Reino Unido.

Tudo foi executado com muito sigilo, tanto que Truman só soube do projeto quando assumiu a presidência, após a morte de Roosevelt, em abril de 1945.

Após alguns testes, a bomba apelidada de 'Little boy' foi detonada em 6 de agosto, lançada pelo americano Paul Tibbets, piloto do avião B-29, então intitulado de Enola Gay, O Little Boy, aniquilou toda a arquitetura existente em uma distância aproximada de 1,5 Km do núcleo central da explosão, mergulhando toda a cidade em chamas sem fim matando mais de 256.300 pessoas em Hiroshima, Japão (que naquele momento era um dos principais adversários dos norte-americanos e de seus aliados), Além de áreas vizinhas, afetadas por uma chuva radioativa, contaminando pessoas, plantações e rios.

A intenção da bomba, porém, não foi a esperada. Havia expectativa de rendição do Imperador Hirohito e do gabinete de guerra japonês, mas nos meios de comunicação só foi falado sobre um novo tipo de bomba desenvolvido.

Truman decepcionado com a falta de reação do Japão, ordenou o lançamento da segunda bomba atômica, desta vez denominada "Fat Man". Esta foi lançada por um segundo motivo: explicar os gastos com pesquisas e o desenvolvimento da bomba.

Foi um processo caro e o lançamento "justificaria" o custo.Lançada em Nagasaki, no dia 9 de agosto, o resultado de "Fat Man" juntamente com "Little boy" foi catastrófico. Resultou na morte imediata de mais de 300 mil pessoas, sem contar com as outras causadas através da contaminação pela radiação.

Este projeto foi liderado pelo General Leslie Richard Groves. A parte científica ficou a cargo do físico norte-americano Julius Robert Oppenheimer, que se desligou do projeto logo depois do primeiro teste realizado em

Relacionados