oTORINOLARINGOLOGIA

2573 palavras 11 páginas
Redes de empresa
Em 1980, com a reestruturação da economia, muitas empresas tiveram que desenvolver novas estratégias organizacionais ou formas organizacionais. Essas novas formas organizacionais foram a resposta para a crise de lucratividade em que as empresas estavam passando (HARRISON & STORPER, apud. CASTELLS, 1999, p. 174). Mediante a interação entre a crise organizacional e as novas tecnologias da informação, surge uma nova forma de organização: a empresa em rede (CASTELLS, 1999, p. 191).
A empresa em rede pode ser definida como um sistema de meios estruturados com o propósito de alcançar objetivos específicos (CASTELLS, 1999, p. 191). O autor também acrescenta ao conceito que empresa em rede é “uma forma especifica de empresa cujo sistema de meios é constituído pela intersecção de segmentos de sistemas autônomos de objetivos” (1999, p. 191).
Sendo que, os componentes dessa rede podem ser autônomos ou dependentes em relação à rede.
Podem também ser uma parte de uma outra rede.
O desempenho dessa rede de empresa dependerá de dois atributos: a conectividade (a capacidade estrutural de facilitar a comunicação sem ruídos entre os componentes) e a coerência
(a medida em que há interesses compartilhados entre os objetivos da rede e de seus componentes)
(CASTELLS, 1999, p. 191).
As redes de empresas são importantes para a nova concorrência econômica por causa da globalização de mercados e insumos e também devido a drástica transformação tecnologia, que faz com que as empresas têm uma atualização contínua de seus equipamentos (ERNST apud.
CASTELLS, 1999, p. 211). Além disso, as redes de empresas deixam de ser apenas uma forma de dividir custos e recursos, para se tornarem uma “apólice de seguro” contra as decisões erradas.18
Esses erros não seriam sentidos apenas entre as empresas da rede, mas também entre seus concorrentes. Isso se deve ao fato das redes serem interligadas (ERNST apud. CASTELLS, 1999, p.
211).
Por causa

Relacionados