Otencial de ação - potencial de menbrana - bombas de sódio e potássio

1299 palavras 6 páginas
Introdução
Nem um ser vivo vive sem energia, ela proporciona a capacidade de executar qualquer atividade, quer seja involuntária ou não.
Neste trabalho poderemos observar como essa energia se processa dentro das células e como os potenciais elétricos existem e qual sua função.
Iremos ressaltar de forma microscópica para entendermos melhor como ocorrem essas reações.

Potencial de membrana

Praticamente todas ás células do corpo, (com exceção de algumas raras células vegetais, o interior é sempre negativo e o exterior positivo) algumas células como as células nervosas e musculares, são excitáveis, isto é, capazes de auto gerar impulsos eletroquímicos em suas membranas e, na maioria dos casos, utilizar esses impulsos para a transmissão de sinais ao longo de membranas.
A origem desses potenciais é uma distribuição assimétrica de íons, especialmente de sódio Na+, potassio K+ , Os fluidos dentro e fora da célula são sempre neutros, isto é, a concentração de ânions (íons negativos) em qualquer local é sempre igual ao de cátions (íons positivos) não podendo haver acúmulo local de cargas elétricas nesse fluido.
A membrana age como um capacitor no qual as duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada isolante, a membrana.
As cargas elétricas em excesso, que provocam a formação de um potencial elétrico, se localizam em torno da membrana celular: a superfície interna da membrana é coberta pelo excesso de ânios(-), enquanto que, na superfície externa, há o mesmo potencial cátions(+) falta de elétrons.
O potencial de membrana existe sob duas formas principais: o potencial de repouso e o potencial de ação.
Como a membrana celular é muito menos permeável ao Sódio que ao Potássio, desenvolve-se um potencial elétrico (negativo, como ponto de referência o interior celular) na célula. A bomba de sódio tem como função reposicionar os ions em seus locais de origem.
O gradiente de concentração e elétrico estabelecido pela bomba de Sódio, suporta não

Relacionados