Oswald de andrade

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
Capítulo 3

UBIRAJARA


Ubirajara, é um romance que narra a história de um índio guerreiro, que por sua força e garra conquistava tudo que queria. Começa a narração falando das naçõesindígenas existentes na época, e que Ubirajara era irmão de Iracema. Sua primeira atividade foi a caça, e como obtinha muito sucesso nesta atividade, recebeu o nome de Jaguaré, tipo de onça feroz que nãodeixava escapar suas presas. Era admirado por todos, e as virgens disputavam o seu amor, mas havia uma moça que se chamava Jandira, que fora prometida para ele seu nome Jandira, tinha o significadoJandaíra relativo a um tipo de abelha.
Um dia, Jaguaré, estava caçando e encontrou outra virgem muito bela, que pertencia a tribo Tupi, e logo apaixonou-se por ela, seu nome era Araci, que significaestrela do dia. Ela também gostou dele e lançou um desafio para a sua conquista: aquele que fosse melhor guerreiro teria o seu amor.
Jaguaré, aceitou o desafio, e quando se preparava para a luta,encontrou um guerreiro da tribo tupi e travou com ele uma luta que durou muitas horas, porém Jaguaré, saiu vencedor e levou seu inimigo preso para ser morto no tempo certo. Todos da tribo Araguaia,festejaram a vitória de Jaguaré.
Depois ele voltou para lutar pela Araci, na tribo dos Tocantins. Lá foi recebido com honras, como qualquer hóspede, os anciões deram-lhe o nome de Jurandi, que significaaquele que veio da luz ou trazer luz. Logo ele viu Araci, e ambos ficaram encantados; Jurandi revelou a seu pai que queria a virgem por esposa, e foi lançado as provas de coragem entre todos ospretendentes e Jurandi venceu todas e obteve o consentimento do pai, mas quando Jurandi, revelou sua verdadeira identidade, tudo ficou complicado, porque o guerreiro inimigo que era seu prisioneiro, era oirmão de Araci. Foi aí que a luta seria maior.
Ubirajara, voltou à sua tribo, libertou o prisioneiro, e convocou a todos os guerreiros de seu povo para atacar os Tocantins.
Mas quando eles se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oswald de andrade
  • Oswald de Andrade
  • oswald de andrade
  • oswald de andrade
  • Oswald de andrade
  • OSWALD DE ANDRADE
  • Oswald de Andrade
  • Oswald de Andrade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!