Ostomias intestinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A palavra “estoma” tem origem grega a partir do étimo “stóma”, exprime a idéia de boca e tem como sinônimo “estômato”. É o termo usado para um orifício formado por cirurgia, do interior de um órgão para o exterior. A mucosa mucosa intestinal é levada para fora da parede abdominal.
A Ileostomia possibilita que o conteúdo líquido fecal do íleo do intestino delgado seja eliminadopelo estoma. Já uma Colostomia permite que fezes formadas no cólo saiam pelo estoma, as colostomias também são classificadas pela parte do cólon_de_onde_provém.
As Colostomias e Ileostomias estão previstas na abordagem terapêutica em um grande número de doenças que incluem o câncer colorretal, doença diverticular, doença inflamatória intestinal, incontinência anal, colite isquêmica, trauma,megacólon, entre outras.
Os dispositivos de ostomia podem ser encontrado em sistemas de uma ou duas peças sendo trocados a cada 3 e 7 dias. Uma aplicação correta minimiza o risco de colapso da pele em torno do estoma.
A construção de um estoma deve ser evitada sempre que possível; entretanto o custo associado ao convívio com a doença pode ser extremamente alto e a propriedade da indicação cirúrgicapode ser constada pela observação de que a qualidade de vida deve melhorar, após a realização do estoma, quando bem indicado.

Tipos de Ostomias Fecais:

Colostomia

É definida como a exteriorização do intestino grosso, através da parede abdominal (estoma), objetivando drenar gases ou fezes ali presentes. Este procedimento costuma ser realizado em seguida a ressecção intestinal, podendo sertemporário ou permanente. Uma abertura criada cirurgicamente entre o cólon e a parede abdominal para permitir a eliminação de fezes.
A consistência da evacuação varia de acordo com a região em que o intestino sofreu interrupção. São basicamente quatro tipos de colostomia:

- Colostomia ascendente: o estoma é feito na alça ascendente do intestino grosso, no lado direito doabdômen. Neste caso, as fezes apresentam consistência semi-líquida.
- Colostomia transversa: o estoma é feito no intestino grosso transverso e as fezes apresentam consistência pastosa.
- Colostomia descendente: o estoma é realizado na alça descendente, no lado esquerdo do abdômen e as fezes apresentam consistência semi-sólida.
- Colostomia sigmóide: o estoma é realizado no cólon sigmóide e, nestecaso, as fezes são firmes e sólidas.
Para a realização da colostomia, é necessário anestesiar o paciente (analgesia geral). Por conseguinte, o intestino grosso sadio é exposto através do abdômen e, no mesmo, é feito um estoma (abertura), sendo que nesta abertura acopla-se uma bolsa adesiva para drenagem e, subsequentemente, a incisão abdominal é suturada.

Ileostomia

Uma abertura criadacirurgicamente entre o íleo do intestino delgado e a parede abdominal para permitir a eliminação de efluente do intestino delgado.
Em geral, a Ileostomia é formada no íleo terminal do intestino delgado e geralmente é posicionada no quadrante inferior direito do abdome. As fezes da Ileostomia drenam frequentemente (em média, quatro a cinco vezes por dia) e contêm enzimas proteolíticas, que podemser prejudiciais à pele.
Pela ileostomia saem fezes muito líquidas, estas passariam ao intestino grosso, onde seria absorvida a água e as fezes ficariam mais grossas. Como, não tem o cólon, ou não está funcionante, o próprio intestino delgado vai, com o passar do tempo, assumir em parte essa função.
Assim, as fezes da ileostomia, que inicialmente são muito líquidas passam mais tarde a ser menoslíquidas ou mesmo moles. Os gases e os cheiros como resultado do processo digestivo, são reduzidos.

Características dos Estomas
As característica do estoma normal: coloração rosa-avermelhado, úmido, sangra ligeiramente quando friccionado, sem sensação ao toque, as fezes são eliminadas involuntariamente e o edema pós-operatório gradativamente diminui durante vários meses.

Classificação...
tracking img