Ostiomelite

2309 palavras 10 páginas
Osteomielite

O termo osteomielite, etimologicamente significa inflamação do osso e medula óssea e, atualmente, é empregado como sinônimo de infecção óssea.
O curso das supurações ósseas foi modificado fundamentalmente após advento da penicilina quando as elevadas taxas de mortalidade diminuíram drasticamente. Porém, se a osteomielite não causa tantos óbitos como antes da era antibiótica, nem por isso deixou de ser um problema. Esta doença tem modificado suas características ao longo das décadas, trazendo grandes dificuldades no tratamento. Particularidades do tecido ósseo, tipo de microorganismo envolvido, características do hospedeiro, são fatores que contribuem para grande tendência à cronificação e ao desenvolvimento de seqüelas.
Concorrem ainda para a alta taxa de morbidade as infecções que advêm de fraturas expostas decorrentes de acidentes com máquinas motorizadas e do crescente número de cirurgias ortopédicas.
Há três maneiras de um microorganismo infectar o osso. A primeira delas é por meio da contaminação de uma ferida cirúrgica ou de uma fratura exposta; a segunda, pela disseminação para o osso de um foco infeccioso antigo adjacente, comumente representado por uma úlcera crônica (úlceras plantares das neuropatias periféricas, diabetes, alcoolismo, hanseníase, etc.; das insuficiências arteriais periféricas e varizes) e, a terceira, por meio da via sanguínea com embolização de foco infeccioso à distância. Tem-se, respectivamente, a osteomielite pós-traumática, por contigüidade e hematogênica. Estes três tipos diferem entre si quanto às características do paciente acometido, antecedentes, microorganismo envolvido, osso afetado, evolução, etc., e, apesar de terem em comum o processo infeccioso ósseo, comportam-se quase como doenças distintas.
A osteomielite hematogênica acomete tipicamente a criança ou adulto jovem. Ocorre mais freqüentemente em pessoas de baixo nível sócio-econômico ou em indivíduos com deficit do sistema imunitário como aqueles submetidos

Relacionados

  • a importância da CME para o centro cirúrgico
    871 palavras | 4 páginas
  • doenças
    1372 palavras | 6 páginas