OSTEOPOROSE

1311 palavras 6 páginas
O USO DA DENSITOMETRIA ÓSSEA PARA DIAGNÓSTICO DE OSTEOPOROSE

2013

O USO DA DENSITOMETRIA ÓSSEA PARA DIAGNÓSTICO DE OSTEOPOROSE

2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 2
3. A OSTEOPOROSE 3
3.1. Causas e fatores de risco 4
3.2. Sintomas e Diagnóstico 5
3.3. Prevenção 6
3.4. Tratamento e recomendações 7
4. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Para entender o que acontece, é preciso lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio.
Outra característica importante é que eles estão em constante processo de renovação, já que são formados por células chamadas osteoclastos encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e por outras, os osteoblastos, cuja função de produzir ossos novos.
Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas e explica por que a mais ou menos a cada dez anos o esqueleto humano se renova por inteiro.
Com o tempo, porém, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência. Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo.

2. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a utilização do radiodiagnóstico por meio da Densitometria Óssea para o tratamento da Osteoporose.
Esperamos ser claros, objetivos e contribuir para o esclarecimento do tratamento dessa doença.

3. A OSTEOPOROSE

A definição adotada pela OMS nas recomendações para o diagnóstico da osteoporose baseia-se na

Relacionados