Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A osteoporose é considerada atualmente um problema de saúde publica, devido a alto índice de mortalidade relacionada com fratura, principalmente em mulheres idosas. Doença que pode atingir todos os ossos do nosso corpo principalmente os ossos do quadril, punho e coluna.

Definição
A osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e a fragilização do osso, aumentando orisco de fraturas; o osso se torna tão frágil que uma queda ou até mesmo leves impactos, como se curva ou tossir podem causar uma fratura.

Osso sadio
Os nossos ossos não são todos maciços como a sua aparência sugere e nosso esqueleto não é apenas uma estrutura de sustentação, mas sim, um órgão vivo com várias funções no organismo.
Na parte externa (cortical) o osso écompacto e tem uma aparência sólida. Porém, no seu interior ele é trabeculado, com a aparência de uma esponja. É através desses espaços que passam os vasos sanguíneos e localiza-se a medula óssea.

Osso com Osteoporose
O osso é composto por uma parte orgânica e outra mineral, composta basicamente de fosfato e de cálcio. A osteoporose é o distúrbio onde há redução da massa mineral, tanto do ossocortical quanto trabecular, levando a uma grade redução da densidade do osso, tornando-o mais frágil e menos resistente aos traumas mecânicos normais do dia a dia. A palavra osteoporose significa osso poroso.

O osso não é uma estrutura sem vida com função apenas de dar sustentação mecânica ao corpo. Os ossos estão em constante renovação, um processo necessário para correções de micro lesõessofridas pelos traumatismos comuns do estresse mecânico diário. O organismo está o tempo todo destruindo e construindo ossos novos.
Para se manter forte e saudável, o osso necessita do aporte constante de minerais como o cálcio e fósforo, que é regulado pelas paratireoides. As paratireoides são glândulas localizadas na base do pescoço, em cima da tireoide, sendo responsáveis pelo controle dosníveis de cálcio e fósforo nos ossos e sangue, pelos rins e pela concentração de vitamina D no sangue.
Até os 30 anos o corpo consegue manter a massa óssea bem estruturada. A partir dos 30, o processo de reabsorção óssea começa a ficar maior que o de a produção de osso novo, o que ao longo de vários anos leva ao desenvolvimento da osteoporose.
A osteoporose além de reduzir a densidade mineral doosso, também causa distúrbios na sua arquitetura natural, contribuindo ainda mais para sua fragilidade.

Classificação
Podemos detectar dois tipos de osteoporose:
Primaria:
- Tipo I ou Pós-menopausa
Ocorre entre as idades de 51 a 75 anos, afetando seis vezes mais mulheres do que homens; a perda óssea é muito rápida. É responsável por fraturas no corpo das vertebras, por achatamento, e porfraturas no antebraço.
- Tipo II ou Senil
Ocorre principalmente em pessoas acima de 70 anos, afetando duas vezes mais mulheres do que homens; é de instalação lenta e demorada, com perda óssea relacionada a idade, que pode se agravar com uma dieta pobre em cálcio, não balanceada. Pode levar a fraturas do corpo vertebral e nos membros inferiores.
Secundaria
Esta relacionada a pessoas com doençarenal, hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos de forma prolongada, por exemplo, corticoide.

Fatores de risco
Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da osteoporose são eles:
- Sexo feminino: 70% dos casos de osteoporose ocorrem em mulheres;
- Envelhecimento;
- Caucasianos e asiáticos;
- Baixa estatura e baixo peso;
- Historiafamiliar positiva;
- Menopausa;
- Nunca ter engravidado;
- Sedentarismo;
- Baixa exposição ao sol;
- Baixa ingestão de cálcio e vitamina D;
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Medicamentos.

Doenças associadas a um maior risco de osteoporose
- Anorexia nervosa;
- Depressão;
- Hipotireoidismo;
- Mieloma múltiplo;
- Anemia perniciosa (deficiência de vitamina B12);
- Síndrome...
tracking img