Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
osteoporose
CONCEITO
Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Para entender o que acontece, é preciso lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. Outra característica importante é que eles estão em constante processo de renovação, já que sãoformados por células chamadas osteoclastos encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e por outras, os osteoblastos, cuja função de produzir ossos novos. Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas e explica por que a mais ou menos a cada dez anos o esqueleto humano se renova por inteiro.
Com o tempo, porém, a absorção das células velhasaumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência. Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo.
Na maioria dos casos, aosteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

TIPOS DE OSTEOPOROSE
Osteoporose pós-menopáusica:

Na fase pós-menopausa algumas mulheres perdem até 4% de massa óssea ao ano. Isso acontece por causa da falta do estrogênio, o principalhormônio feminino que auxilia na regulação da incorporação do cálcio nos ossos das mulheres. Nem todas as mulheres apresentam o mesmo risco de apresentar a osteoporose pós-menopáusica, porém as mulheres da raça branca e da raça amarela apresentam maior propensão de apresentarem esse distúrbio se comparado as mulheres da raça negra.
Osteoporose senil:

O termo senil significa que o distúrbioafeta geralmente indivíduos idosos (com mais de 70 anos de idade). Acredita-se que ela aconteça em decorrência de uma deficiência de cálcio (relacionada com a idade) e de um desequilíbrio entre a velocidade de degradação do tecido ósseo e a velocidade de formação de um novo osso.

Osteoporose secundária:

A osteoporose secundária é menos frequente do que as outras duas citadas. Pode serdecorrente de distúrbios como a insuficiência renal crônica e distúrbios hormonais (especialmente distúrbios da tireóide, da paratireóide ou das adrenais). Ela também pode ocorrer devido ao uso de drogas, como corticosteróides, barbitúricos, anticonvulsivantes e quantidades excessivas de hormônio tireoidiano. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo podem piorar o quadro.

Osteoporosejuvenil idiopática:

A osteoporose juvenil idiopática é um tipo raro, cuja causa ainda não foi descoberta. Ela ocorre em crianças e adultos jovens que apresentam concentrações e funções hormonais normais e concentrações normais de vitaminas e que não apresentam qualquer razão óbvia para apresentar fragilidade óssea.

CAUSAS E FATORES DE RISCOS
Entre os fatores de risco que podem levar àosteoporose destacam-se:
* história familiar da doença;
* pessoas de pele branca, baixas e magras;
* asiáticos;
* deficiência na produção de hormônios;
* medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
* alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
* baixa exposição à luz solar;
* imobilização e repouso prolongados;
* sedentarismo;
* tabagismo;
* consumo deálcool;
* certos tipos de câncer;
* algumas doenças reumatologias, endócrinas e hepáticas.
DESENVOLVIMENTO DA OSTEOPOROSE
O osso é uma estrutura viva, formada por proteínas e minerais, que passa constantemente por um processo de remodelamento isto é, constantemente há retirada de osso e formação de um novo osso, com isso o osso composto por células velhas é substituído por células novas. A...
tracking img