Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSITIVO- UP
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA

LUCIANA PEREIRA BETTINARDI SCARTON

RELATO DE CASO DE UMA PACIENTE PORTADORA DE OSTEOPOROSE

CURITIBA, OUTUBRO DE 2012
LUCIANA PEREIRA BETTINARDI SCARTON

RELATO DE CASO DE UMA PACIENTE PORTADORA DE OSTEOPOROSE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina de Especialização em Geriatria da UniversidadePositivo, UP
Orientador: Dr. Maurílio

CURITIBA, OUTUBRO DE 2012
RESUMO

O trabalho realizado visa o estudo de caso de uma paciente portadora de Osteoporose, moradora de uma área rural do município de Ipiranga e que apresenta a doença diagnosticada há sete anos. Foi realizado pelo menos quatro entrevistas com a paciente e durante a primeiraentrevista foi observado o local onde a senhora R.B.A residia, identificado os principais fatores de risco para fraturas no seu domicílio, introduzido dieta rica em cálcio, estimulado a realização de atividade física assim como a orientação para a modificação do ambiente domiciliar com a introdução de rampas, apoiadores no banheiro , corredor, melhora na iluminação e retirada dos tapetes no domicílio. Apaciente faz uso da medicação Evista 60 mg prescrito pelo reumatologista que lhe acompanha. Durante o estudo houve uma melhora na qualidade de vida da paciente, com melhora do quadro de dor, benefícios também no quadro depressivo da paciente como melhora em sua labilidade emocional e aumento de sua auto-estima. Com relação a densitometria óssea realizada durante o tratamento houve uma discretamelhora. Contudo, durante o estudo se pode observar que é de muita importância que além da introdução da medicação, os pacientes portadores de Osteoporose realizem uma modificação no estilo de vida, adequação da dieta, introdução de atividade física e que possam viver em um ambiente seguro, sem riscos de quedas.

PALAVRAS- CHAVE: osteoporose. qualidade de vida. cálcio.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃOOsteoporose é um sério problema mundial. Admite-se que a incidência anual mundial de fratura de quadril crescerá de 1,26 milhões em 1990 para 2,6 milhões, em 2005 e 4,5 milhões, em 2050. Com base em dados do IBGE em 1994, calcula-se que no Brasil existam 2,5 milhões de indivíduos osteoporóticos e que ocorram 105 mil casos de fraturas de quadril anuais, resultando num custo aproximado de 630 milhõesde reais.
A osteoporose é conceituada como uma doença caracterizada pela deterioração microarquitetural do tecido ósseo, com redução da massa óssea em níveis insuficientes para a função de sustentação, tendo como conseqüência elevado risco de fratura. Cerca de 50% das pacientes com fratura do quadril perdem a habilidade para viver independentemente e até 20% morre em 6 meses. Existem váriosfatores de risco considerados de risco para osteoporose: sexo feminino, etnia branca ou asiática, história familiar, menopausa precoce, inadequações dietéticas (alto consumo de cafeína, baixa ingestão de cálcio), estilo de vida inadequado (sedentarismo, abuso de álcool, tabagismo).
A patologia participa não só para aumentar a frequência de fraturas, mas também para aumentar as possibilidades deformatos diferentes, desde fraturas sem manifestação clínica, como as chamadas fraturas morfométricas do corpo vertebral, passando por fraturas incompletas, até fraturas cominutivas muito instáveis que apresentam impossibilidade técnica de remontagem anatômica do osso. Algumas fraturas podem não ser detectáveis, outras, como as do corpo vertebral, podem deixar seqüelas muito dolorosas, e outras podemlevar o paciente ao óbito ou á incapacidade física permanente, como as fraturas da extremidade proximal do fêmur.
O aumento absoluto e relativo da população idosa e os hábitos pouco saudáveis dos infantes e adolescentes estão levando a um aumento muito grande da incidência de Osteoporose e também das fraturas osteoporóticas.
A osteoporose tem sido recentemente reconhecida como um dos maiores...
tracking img