Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
A osteoporose é considerada atualmente um sério problema de saúde pública do mundo. Esta patologia possui alta taxa de morbimortalidade relacionada a fraturas e que acomete particularmente mulheres idosas.
Com o crescente envelhecimento populacional, é de vital importância que todos os profissionais de saúde, especialmente os fisioterapeutas, estejam preparados cientificamente, nãosomente para minimizar os efeitos deletérios causados pela osteoporose, mas principalmente tentar preveni-la.
A perda de massa óssea é uma consequência inevitável do processo de envelhecimento. Entretanto, no indivíduo com osteoporose a perda é tão importante que a massa óssea cai abaixo do limiar para fraturas, principalmente em determinados locais, como quadril, vértebras e antebraço. Umasignificativa redução de massa óssea pode ocorrer especialmente em mulheres após a menopausa.
Se não for prevenida precocemente, ou se não for tratada, a perda de massa óssea vai aumentando progressivamente, de forma assintomática, sem manifestações, até à ocorrência de uma fratura. O que caracteriza as fraturas osteoporóticas é ocorrerem com um traumatismo mínimo, que não provocaria fratura de umosso normal. Uma vez que o número de mulheres em risco de desenvolver osteoporose pós-menopáusica aumenta à medida que a população vai envelhecendo, é fundamental identificar de forma precoce e exata quais as que se encontram em risco de sofrer fraturas.

Osso com osteoporose Osso sem osteoporose

Existem três formas de Osteoporose:
1. Pós-menopausa: atinge mulheres após menopausa. Onde fratura de coluna pode existir.
2. Senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril pode ocorrer.
3. Secundária: atinge pessoas com doença renal, hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, como por exemplo, os corticoides.

Incidência:
Tendo em vista o aumento da expectativa devida, a osteoporose é uma doença de importância crescente, que no Brasil é de aproximadamente 72 anos para as mulheres. Estima-se que uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens acima de 65 anos de idade apresentarão pelo menos uma fratura relacionada à osteoporose em algum momento da vida.
A osteoporose atualmente afeta mais de 75 milhões de pessoas na Europa, Japão e os Estados Unidos,com um risco estimado de fraturas ao redor 15%.
No Brasil, há escassez de dados referentes à população acometida pela osteoporose. Estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofram com osteoporose no país, sendo que 2,4 milhões sofrem fraturas anualmente e destes, cerca de 200 mil morrerão em decorrência direta de suas fraturas. Calcula-se que a osteoporose afete cerca de 35% dasmulheres acima de 45 anos de idade em nosso país.

Fatores de risco
Normalmente, aos 25 anos, a pessoa atinge o nível máximo de densidade óssea. Até os 30 anos, uma pessoa quase sempre gera mais osso do que perde. Com a idade, entretanto, o processo começa a se inverter, resultando numa perda gradual de massa óssea. Uma vez que essa perda atinja um determinado nível, a pessoa tem osteoporose.Importantes fatores de risco são:
• Idade: Ao redor dos 30 anos, a massa óssea começa naturalmente a declinar.
• Sexo: mulheres acima dos 50 anos têm mais risco de desenvolver osteoporose. O fato de as mulheres serem mais leves, com ossos mais finos e terem maior expectativa de vida contribui para sejam quatro vezes mais propensas a desenvolver osteoporose.
• Estrutura óssea e peso: pessoasmiúdas têm um risco maior de desenvolver osteoporose. Isso se justifica em parte pelo fato de elas terem menos ossos a perder.
• Histórico familiar: a hereditariedade é um dos mais importantes fatores de risco para a osteoporose
• Histórico de fraturas
• Medicamentos: alguns medicamentos como os esteróides (usados em homens que não fabricam suficiente testosterona), podem aumentar o risco de...
tracking img