Osteoartrite em pacientes idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO
ÂNGELO - IESA


Kellen Leticia










OSTEOARTRITE EM PACIENTES IDOSOS




































Santo Ângelo
2009










Kellen Leticia












OSTEOARTRITE EM PACIENTES IDOSOSAnteprojeto de conclusão do curso de Fisioterapia da Instituição de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA














Santo Ângelo
2009




1. TEMA GERAL

Osteoartrite.

2. TEMA DELIMITADO

Osteoartrite de Joelho em pacientes idosos.

3. PROBLEMA

Quais são os métodos queum fisioterapeuta tem para auxiliar pacientes idosos com Osteoartrite de joelho?

4. HIPÓTESES

Há vários métodos no tratamento da Osteoartrite de joelho em pacientes idosos que estão ao alcance do fisioterapeuta, como eletroterapia, cinesioterapia e crioterapia. Em todos estes processos, a vários recursos no qual o fisioterapeuta pode utilizar no tratamento, escolhendo o maisadequado em cada tratamento.

5. OBJETIVO GERAL

Pesquisar quais são os métodos utilizados por um fisioterapeuta no tratamento da Osteoartrite de joelho.

6. OBJETIVO ESPECÍFICO

Especificar de qual forma o fisioterapeuta pode contribuir na analgesia e retorno as funções diárias de pacientes idosos com Osteoartrite de joelho, utilizando técnicas de eletroterapia,cinesioterapia e crioterapia.

7. JUSTIFICATIVA

A Osteoartrite é uma doença degenerativa que acomete principalmente pessoas acima de 50 anos, e sabemos que a população idosa está aumentando gradativamente. Desta forma, há uma grande preocupação, pois, se a idade das pessoas esta aumentando cada vez mais, em conseqüência a Osteoartrite estará cada vez mais presente a estaspessoas, diminuindo a qualidade de vida das mesmas, deixando-as restritamente confinadas ao seu meio, em suas casas e fora do convívio social.

Para isto, aprofundaremos o conhecimento desta patologia e as várias maneiras de combater a enfermidade por ela acometida.

O estudo que faremos tem grande valia, pois servirá para todas as pessoas, acometidas ou não pela doença, porque trará suasdefinições e tratamentos.

8. REVISÃO DE LITERATURA

A osteoartrite (OA) é uma das doenças mais comum do sistema esquelético e pode ser definida como condição degenerativa que afeta as articulações sinoviais, sendo a forma mais prevalente de doença articular que não leva o acometimento sistêmico, sem mortalidade associada.

A OA do joelho é uma doença de caráterinflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular e leva uma deformidade da articulação.

Embora com outras sinônimas, como doença articular degenerativa, artrose, artrite hipertrófica e artrite degenerativa, são os termos osteoartrose e osteoartrite os mais difundidos entre a literatura médica. O termo osteoartrite (com o sufixo “ite”) aponta para uma doença de cunhoinflamatório, quando na realidade a inflamação, nunca exuberante, é mais conseqüência do que causa do processo degenerativo. O termo osteoartrose parece ser o termo mais adequado, por identificar um processo de deteriorização cartilaginosa com conseqüente densificação e hipertrofia do tecido conjuntivo. O sufixo “ose” se refere ao aumento ou excesso de produção.

A OA é marcada por duascaracterísticas patológicas localizadas: a destruição progressiva da cartilagem articular e a formação de osso nas margens da articulação. O processo de enfermidade da OA confina-se à articulação afetada. Contudo, o comprometimento, limitação funcional e incapacidade relacionada à OA podem ir alem dos perímetros da cartilagem articular e do osso subcondral.

Embora a inflamação articular...
tracking img