Ossos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ossos são massas rígidas de tecido vivo. Eles absorvem cálcio para o corpo todo, armazenando 99% do mineral presente. Dentro de alguns ossos há uma substância chamada tutano queproduz as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas. Existem 206 ossos no esqueleto humano, que mantêm a formação do corpo e protegem os órgãos internos.
Quanto a sua formação, oesqueleto humano é formado por substâncias orgânicas (em sua maior parte colágeno) e inorgânicas (sais minerais, especialmente cálcio e potássio). Essa mistura é responsável pela grande resistência dosossos.
A maior parte dos ossos do corpo humano pode ser classificada da seguinte forma: Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise ficaa metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero; Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes esão encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos. E planos ou chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendoentre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.
É indispensável ter em mente que toda esta estrutura faz parte de umtecido vivo, complexo e ricamente vascularizado. Os ossos humanos ficam totalmente desenvolvidos por cerca dos 25 anos de idade.
Também existe uma diferença na quantidade de ossos de um bebêpara um adulto, nos primeiros meses de vida o corpo possui 270 ossos, depois acaba ficando com apenas 206.

Ossos do Crânio

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]
Ossos do Ouvido[pic]
Ossos do pescoço

[pic]
Ossos do Tórax

[pic]
[pic]

Vértebras Cervicais

[pic]

Vertebra Torácica

[pic]

Vertebra Lombar

[pic]

Membros Superiores

[pic]

Ossos da...
tracking img