Ossos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OSSO TEMPORAL
O osso temporal (os temporale ) consesite em três porções: a parte escamosa (pars squamosa), a parte petrosa (pars petrosa) e a parte timpânica (pars tympanica).
A escama tem forma de uma concha, é fina e translúcida, e compõe as partes anterior e superior do osso . O processo zigomático (processus zygomaticus) é um longo arco que se projeta da parte inferior da escama .
A porçãopetrosa, ou pirâmide, entra como uma concha entre os ossos esfenóide e occipatal, na base do crânio.
A porção timpânica é uma lâmina encurvada de osso situada abaixo da escama e anteriormente ao processo mastóide (processus mastoideus). Nela há um orifício, denominado meato acústico externo (meatus acusticus externus), que tem aproximadamente 2 cm de comprimento e está levemente dirigido para afrente ; ao mesmo tempo , forma uma pequena curva , de tal maneira que o soalho do canal é convexo superiormente . O processo estióide (processus styloideus) é delgado, pontudo e de comprimento variável, projetando-se para baixo e para a frente, da face interna até o osso temporal .
OSSO ESFENÓIDE
O osso esfenóide (os sphenoidale) situa-se na base do crânio, anteriormente aos temporais e àporção basilar do occipital. Assemelha-se a um morcego de asas abertas e é dividida em uma porção mediana ou corpo.
O corpo do esfenóeide tem formato mais ou menos cubóide e é cascavado para formar duas grandes cavidades, os seios esfenoidais (sinus sphenoidalis), separados entre si por um fino septo. Posteriormente, encontra-se uma profunda depressão , a sela turca (sella turcica), cuja parte maisprofunda , a fossa hipofisária (fossa hypophysialis), aloja a glândula hipófise .
As asas maiores (ala major) são dois processos ósseos robustos que partem dos lados do corpo.
As asas menores (ala minor) são duas lâminas triangulares finas que surgem das porções superior e anterior do corpo e, projetando-se lateralmente, terminam em pontas agudas. O processo pterigóideo (processus pterygoideus)de cada lado projeta-se perpendicularmente da região inferior, onde se unem o corpo e a assa maior, e consiste em uma lâmina medial e uma lateral, as quais divergem posteriormente e incluem entre elas uma fossa em forma de v, a fossa pterigóidea (fossa pterygoidea).
OSSO ETMÓIDE
O osso etmóide (os ethmoidale) é excessivamente leve e esponjoso, situa-se na parte anterior da base do crânio, entreas duas órbitas, e forma a maior parte das paredes da porção superior da cavidade nasal.
A lâmina crivosa, ou cribosa (lamina cribosa), é recebida na incisura etmoidal do osso frontal e forma o tecto da cavidade nasal. Projetando-se superiormente dentro da fossa craniana, há um processo triangular, a crista galli (cristae galli), assim denominada devido à sua semelhança com uma crista de galo.Esta serve para a inserção da foice do cérebro. De cada lado da crista galli, a lâmina crivosa é estreita e profundamente sulcada; dá apoio ao bulho olfatório e é perfurada pelos forames olfatórios para passagem dos nervos olfatórios.
A lâmina perpendicular (lamina perpendicularis) é uma lâmina achatada que colabora na formação do septo nariz.
OSSICULOS DA ORELHA
A caixa do tímpano contém umacadeia de três ossículos móveis:
. O martelo (malleus), assim chamado por sua semelhança com o martelo de escultor, consiste em uma cabeça, um colo e três processos (manúbrio e os processos anterior e lateral).
. A bigorna (incus) recebeu este nome devido à semelhança com o objeto homônimo, porém se parece mais com um pré-molar com duas raízes de comprimentos diferentes e largamente separas, econsiste em um corpo e dois ramos(curto e longo).
. O estribo (stapes), semelhante à peça que lhe deu o nome, consiste em cabeça, colo, dois ramos (anterior e posterior) e uma base.
OSSO NASAL
Os ossos nasais (ossa nasalia) são dois pequenos ossos oblongos, variando de tamanho e forma conforme a pessoa.
Eles estão dispostos lado a lado nas porções média e superior da face e formam, por meio...
tracking img