OsSetePrincipios

6237 palavras 25 páginas
www.filosofiaesoterica.com

Os Sete Princípios da Consciência
Uma Chave Para Compreender a Filosofia Esotérica
Carlos Cardoso Aveline

É impossível encher de chá novo uma xícara que está cheia com outra substância.
Do mesmo modo, para aprender teosofia, o estudante tem de saber esvaziar-se. Ele deve renunciar a preocupações excessivas com assuntos mundanos, temas pessoais e questões materiais. E mesmo isso não basta: é preciso força de vontade e discernimento.

Olhando com atenção, o estudante verá que o próprio caminho espiritual está rodeado de luzes falsas e de fogos de artifício brilhantes, que não levam a lugar algum. Ele deve identificar e deixar de lado o caminho fácil da pseudo-teosofia, dos ritualismos, das canalizações e outras formas de auto-engano.
A dupla opção por abandonar as ilusões materialistas e as superficialidades pseudoespirituais permite ao estudante aumentar o seu grau de bom senso e auto-confiança, e tomar medidas práticas para compreender e vivenciar o ensinamento vasto e complexo da filosofia esotérica moderna.
Como, exatamente, isto pode ser feito?
Em 1891, falando a um dos seus alunos poucas semanas antes de deixar a vida física, H.
P. Blavatsky deixou indicações valiosas sobre esta questão. Ela disse que, “não importa o que se estude na Doutrina Secreta”, a mente deve manter com firmeza quatro idéias
“como base da sua ideação”.
A primeira delas é a da unidade fundamental de toda existência. Esta unidade interior inclui e preserva a diversidade e os contrastes da natureza externa.
A segunda idéia a ter sempre em mente, segundo H.P.B., é a de que não existe matéria morta no universo. Nada é inerte, tudo evolui. Cada átomo é uma vida.

A terceira e a quarta idéias são diretamente ligadas ao tema dos sete princípios da consciência humana. HPB acrescentou:
“A terceira idéia a manter presente é a de que o homem é o MICROCOSMO. Assim sendo, todas as hierarquias dos Céus existem nele. Porém na verdade não existe nem
Macrocosmo nem Microcosmo,

Relacionados