Osmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDF- Instituto Diocesano de Formação João Paulo II
Disciplina de Biologia e Geologia
2012/ 2013
Professora Dulce Neves
Osmose

Feito pelos alunos:
Alberto Abreu nº1190, Raúl Viana nº607, Januwill Barreto nº784 e Yanis Pereira nº 732 do 10º CTB.
4-4- 2013, São Tomé.

Índice

Pág.3: Resumo
Pág.4: Introdução
Pág.5: Matérias e Métodos
Pág.6-7: Resultados
Pág. 8: Discussão eConclusão
Pág. 9: Referenciais Bibliográficas


Resumo
Esta atividade experimental, teve como objetivo observar como as células vegetais de uma pétala comportam-se no meio hipotónico e no meio hipertónico, e o transporte de água que acontece em determinados meios (transporte para o interior e exterior da célula). Colocou- se dois fragmentos de pétala, cada um, numa lâmina e cobriu- se com umalamela. Em seguida adicionou- se numa amostra solução de cloreto de sódio e na outra adicionou- se água destilada. Observou- se os resultados e chegou- se a conclusão que na amostra com solução de cloreto de sódio houve plasmólise das células, porque introduziu- se as células num meio hipertónico, sendo as células, em relação à solução de cloreto de sódio, um meio hipotónico. Na amostra com águadestilada, ocorreu- se uma turgescência das células vegetais da pétala, devido à presença do fragmento da pétala num meio hipotónico (água destilada) e conclui- se que houve transporte de água vinda da água destilada para o interior das células do fragmento da pétala. Na amostra com água destilada, conclui- se também que as células são o meio hipertónico.

Introdução

Um meio hipotónico éconstituído por uma elevada concentração de água e uma baixa concentração de solutos. O meio hipertónico é constituído por uma elevada concentração de solutos e baixa concentração de água. Para que haja equilíbrio entre os dois meios- meio isotónico- ou seja, que a concentração de água e solutos seja a mesma para os dois meios, é necessário que circule água do meio hipotónico para o meio hipertónico esoluto do meio hipertónico para o meio hipotónico. No transporte e circulação de água, a membrana celular intervém como uma barreira seletiva. A membrana celular não é totalmente impermeável, pois é composta por uma bicamada fosfolipídica, que é uma molécula anfipática, porque contém uma extremidade hidrofílica e uma extremidade hidrofóbica. Esta bicamada vai funcionar como filtro da célula, deixandopassar as moléculas de menor tamanho, como a água, como lipossolúveis e como moléculas de dióxido de carbono e oxigénio. A água é uma substância que intervém em muitas funções celulares e é formada por pequenas moléculas polares, que atravessam facilmente a membrana celular em ambos os sentidos. Estes movimentos de água através da membrana são controlados por fenómenos físicos. Esses fenómenosfísicos têm o nome de osmose.
É para perceber como este fenómeno acontece, que foi efetuada esta experiência. Através das células eucarióticas vegetais das pétalas, observa- se o fenómeno da osmose. O objetivo desta experiência é compreender o processo da osmose e compreender a razão de este processo acontecer.

Material

1. Água destilada;
2. Pétalas vermelhas;
3. Solução de cloretode sódio;
4. Microscópio ótico;
5. Lâminas e lamelas;
6. Papel de filtro;
7. Pinça;
8. Marcador;
9. Bisturi;

Métodos
1. Com a ajuda de uma pinça, destacou- se dois fragmentos da epiderme superior das pétalas.
2. Com o marcador, marcou- se duas lâminas com as letras A e B.
3. Na lâmina A, colocou- se um dos fragmentos de epiderme de pétala numa gota de águadestilada, cobrindo- a com uma lamela.
4. Na lâmina B, colocou- se o outro fragmento de epiderme numa gota de solução aquosa de cloreto de sódio, cobrindo-o com uma lamela.
5. Observou- se as duas preparações ao microscópio e esquematizou- se as suas observações.
6. Com conta-gotas, colocou- se uma gota de água destilada num dos bordos da lamela da lâmina B. No bordo oposto da lamela,...
tracking img