Osm sistemas e metodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (S.O.M) Módulo 09
 
Objetivos
 
Este é mais um módulo de Sistemas Organização e Métodos (S.O. M). Neste módulo você conhecerá mais detalhadamente sobre a estrutura e reestruturação organizacional, suas etapas, considerações que o analista de OSM deverá desenvolver no processo organizacional da empresa.
 
Pré-requisitos:
 
Ter interrese sobre o assunto e terlido a lição do módulo anterior.
 
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
 

 
Em resposta segue:
 
» Apresentar uma estrutura organizacional ajustada aos mercados existentes.
 
» Possuir estrutura organizacional adaptada às novas tecnologias.
 
» Possuir estrutura organizacional com menor poder decisório na cúpula.
 
» Existir estrutura organizacional centralizada no sistema de controle.
 » Possuir estrutura organizacional em direção para resultados.
 
» Possuir uma estrutura organizacional racionalizada.
 
Antes de falar de departamentalização como foi prometido no módulo 06, irei falar um pouco dos níveis de estrutura organizacional e seus processos para depois desse modulo darmos seqüência. Mas falando em estrutura organizacional, devemos já ter visto nos módulos anteriores que oanalista de OSM (organização sistema e métodos) tem que ter uma estrutura técnica e um bom conhecimento do assunto para desenvolver seus projetos.
 
O analista de OSM deve considerar todas as repartições da empresa, conhecer a fundo os seus departamentos, seções, cargos, e as relações entre subordinados e chefes e também a filosofia dessa estrutura. Se não houver uma base sólida desses aspectosfica difícil conseguir um bom resultado. Imaginamos se isso não ocorresse dessa maneira, como seria uma estrutura analisada de forma incoerente ou errada? Consequentemente haveria sérios problemas pela frente, sem falar nos problemas que podem ocorrer na questão fator humano, onde podemos deparar com insatisfação e demais problemas. Certa vez, participei de um processo de reestruturação dentro deuma determinada empresa de médio porte na área de informática, onde uma psicóloga fez a reestruturação. No começo todos nós colaboradores ficamos felizes, pois reconhecíamos que havia sérios problemas nas áreas de compras, vendas e na parte de assistência técnica. É uma experiência interessante para contar, mas um fator importante é que na estrutura pessoal era perfeito, nessa estrutura existiauma colaboração homogenia de todos os funcionários e uma ambiência bastante agradável. Mas uma questão me chamava atenção aos aspectos de organização e particularmente eu falei com a psicóloga mas não adiantou e hoje eu tive notícias que a empresa estará fechando em breve e que já está em negociação com uma outra empresa aproveitando suas máquinas para outro seguimento de telecomunicação.
 
O queaconteceu? Essa empresa tinha cerca de 130 colaboradores, e na estrutura que participei como colaboradora todos tinham que dar satisfação dos serviços executados para o diretor geral da empresa, até mesmo a moça do serviço geral tinha que mostrar a lista de compra para o café e para o material de limpeza. Às vezes eu tentava falar com ele e diversas vezes não teve como, pois estava ocupadoresolvendo problemas internos. Ora, era de esperar que essa empresa precisasse de uma reestrutura organizacional, digo isso, pois havia departições, uma estrutura bem elaborada, mas apenas no papel e então volto a falar da psicóloga, não quero falar que esse tipo de profissional não poderá fazer uma boa estrutura em uma empresa. Quero apenas mencionar que essa pessoa não conseguiu fazer o papel de umanalista de OSM e apenas não conseguiu como piorou toda a situação da empresa. Não vale nem a pena dizer os exemplos dos erros, mas posso citar a seguir o que um analista de OSM tem que considerar para implantar uma reestruturação organizacional.
 
» A nova estrutura dependerá sempre da atual
 
» Ficar atento o que a empresa necessita
 
» Não esquecer do fator humano
 
» Se a qualidade...
tracking img