Osm - sig e sua importancia para tomada de decisões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIG E SUA IMPORTÂNCIA PARA TOMADA DE DECISÕES

O sistema de informação gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão. A forma como dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que o a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa esta inserida. Este trabalho tem como objetivoconceituar o que é o sistema de informação gerencial, mostrando sua importância e benefícios para as empresas que adotam o SIG como diferencial estratégico e como ferramenta fundamental no processo decisório da administração estratégica.

Dados, Informação e Sistema.
É necessário, num primeiro momento, conceituar elementos que norteiam as empresas nos seus negócios. Nesse aspecto, do ponto devista da administração de empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informações e as redes de comunicação. Os canais de informações são de onde as empresas adquirem os dados, já as redes de comunicação direcionam para onde os dados deverão ser direcionados.
É importante que a organização saiba definir o que édado e informação, pois o sucesso ou o fracasso da empresa por vezes pode depender da aplicação correta desses elementos para solução de problemas na tomada de decisão. Por meio da informação os gestores conseguem identificar tanto as oportunidades quanto as ameaças que o ambiente oferece a empresa.
OLIVEIRA (2001, p. 36) conceitua dado como “qualquer elemento identificado em sua forma bruta, quepor si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação”. O dado é o nascimento de uma informação, sendo este necessário para que a informação seja aproveitada, pois de nada adianta um dado qualquer que não seja de interesse da organização. No dizer de BATISTA (2005, p. 20) “entende-se dado como tudo que é gerado no dia-a-dia da empresa”. Assim, para a compreensão de determinadofato ou situação dentro da organização, é necessário que os dados se transformem em informação. Na figura abaixo tem-se o modelo de como a empresa pode ser retratada, segundo BATISTA (2005, p. 18):
Vários conceitos de informação são encontrados nos livros de administração, os autores que estão preocupados em trabalhar com informações consistentes o bastante para ser útil ao administrador na suadecisão. Para OLIVEIRA (2001, p. 37):
A informação é o produto da análise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados em um determinado contexto, para transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão de forma otimizada. A informação representa a consolidação de poder na empresa, desde o momento de posse dos dados básicosque são transformados em informação, até a possibilidade de otimizar conhecimentos técnicos, domínios de políticas e possibilidade de maior especialização e consequente respeito profissional ao executivo considerado.
O valor da informação deve ser calculado pelo administrador, e dispor de informações que reduza incertezas encontradas no decorrer do processo de tomada de decisão, em consequência, deforma proporcional aumente a confiabilidade e qualidade da informação.
De forma geral os sistemas procuram atuar como:
I. Ferramentas para exercer o funcionamento das empresas e de sua intricada abrangência e complexidade;
II. Facilitadores dos processos internos e externos com suas respectivas intensidades e relações;
III. Meios para suportar a qualidade, produtividade e inovação tecnológicaorganizacional;
IV. Geradores de modelos de informações para auxiliar os processos decisórios empresariais; e
V. Produtores de informações oportunas e geradores de conhecimento.
Os sistemas permitem a empresa de conhecer o seu potencial e o potencial do mercado, fazendo com que a mesma esteja preparada para as adversidades e atuar no meio externo de forma que possa se manter diante da...
tracking img