Osm em pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - EAD
DISCIPLINA: ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS - EPO
PROFESSOR: HAROLDO MACEDO FONTOURA
ALUNA: LUCIANA FONTOURA SOUSA ROXO CPD: 951420
QUESTÕES
1º ) O que é uma organização?
É uma associação ou instituição, administrada, projetada e operada para atingir objetivos definidos.
2º) O que é um sistema?
Disposição de partes ou elementos de umtodo, coordenados entre si, e que funcionam com estrutura organizada.
3º) Quais as funções do administrador e como se aplica nas empresas?
Um administrador planeja, especificando objetivos a serem atingidos, decidindo antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir tais objetivos; organiza, reunindo e coordenando os recursos humanos, financeiros, físicos, deinformação e o que mais se fizer necessário para atingir objetivos traçados; lidera, estimulando, dirigindo e motivando colaboradores individualmente e em grupo, a serem grandes executores e controla, isto é monitora rotina de trabalho e processos, implementa mudanças, decide em cima de resultados, e soluciona problemas.
4º) Quais as habilidades o administrador deve ter?
As habilidades que umadministrador deve ter são: habilidades técnicas, habilidades interpessoais e de comunicação e habilidades conceituais e de decisão.
5º) Defina OSM.
Função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de operações de uma instituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente a definição dos procedimentos, rotinas e dos métodos
6º) DefinaEPO
É o estudo das organizações por meio de análise de cada uma das atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las e forma sistêmica.
7º) Quais as funções do EPO?
Tem como funções introduzir métodos de trabalho mais eficazes ( bom nível de produtividade, minimização de ociosidade, menor custo possível), proporcionar melhores resultados com pessoas( racionalização nadistribuição de tarefas, ferramentas mais adequadas e eliminação de tarefas desnecessárias), material ( padronização de documentos, evitar desperdício), espaço( melhor distribuição de espaço), tempo( evitar desperdício de tempo e retrabalho).
8º) Quais as aplicações do EPO?
• Estrutura organizacional
• Desenvolvimento organizacional
• Racionalização do trabalho
• Controle de sistema
• Sistemade informações

9º)Sabemos que a estrutura da área de EPO são Internas e externas, cite quais as vantagens de cada um.
EXTERNA:
Vantagens- Visão imparcial dos problemas, ausência de favoritismo nas soluções e fácil caracterização dos custos
Desvantagens- Consome mais tempo no diagnóstico, desconhece a cultura interna e perigo de criar dependência
INTERNA:
Vantagens- Conhecem a culturainterna, e consome menos tempo para diagnósticos
Desvantagens- Podem ser influenciadas nas decisões pela estrutura de poder, difícil alocação de custos e propensão ao vício nas visões de diagnósticos
10º) Comente sobre as seguintes escolas da administração:
- Clássica: Segundo Taylor e Fayol administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar, que consiste na definição da escola doprocesso administrativo – essa escola define não só o processo administrativo, como também o papel dos gerentes, em termos dessas quatro funções.
-Relações Humanas: Criada por Elton Mayo a partir da necessidade de humanizar e democratizar a administração. Mayo afirmava que o ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico, que é guiado pelo sistema social e pelasdemandas de ordem biológica, e ainda que todos os homens possuam necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização.
- Comportamental: fundamenta-se no comportamento individual. Não é por outra razão que um dos seus temas-chave é a motivação. É um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, rejeita as concepções da mesma.
- Estruturalista: Surgiu na década de 50, a...
tracking img