Osciloscopio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Relatório
Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis
2º Ano – 2º Semestre

Trabalho nº1 “Equipamentos de Laboratório”

Data de Entrega do Relatório: 15/03/12 Relatório elaborado por:
Relatório: “Dimensionamento” ESER 1 2º Ano – 1º Semestre

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior deTecnologia e Gestão

Objectivos Este relatório pretende responder ao pedido efectuado pelo Professor... aos alunos do curso de Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, no âmbito da disciplina de Sensores e Instrumentação. Para tal foi proposto a realização de uma ficha de trabalho para recapitular o funcionamento da fonte de alimentação, domultímetro, do gerador de sinal , ou aprender/ compreender o funcionamento de um osciloscópio em que este é utilizado normalmente para a determinação de amplitudes e frequências de sinais de voltagem, bem como para comparação de sinais diferentes. Muitas são as suas funções e é fundamental para o bom andamento deste curso que nós estejamos familiarizados com as mesmas. Para tal, vamos proceder a umabreve descrição de seu princípio de funcionamento e das suas principais funções.

Relatório: “Dimensionamento”

ESER

2 2º Ano – 1º Semestre

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Fundamentos Teóricos

O Osciloscópio é um instrumento que permite a visualização e/ou medida do valor instantâneo de uma tensão em função do tempo. A leitura do sinalé feita numa tela sob a forma de um gráfico tensão × tempo (vertical × horizontal).

Esse gráfico mostra-nos como é que um ou mais sinais elétricos variam no tempo. Neste caso, o eixo vertical (YY) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (XX) representa o tempo. A intensidade (ou brilho) do ecrã é por vezes denominada de eixo dos (ZZ).

Relatório: “Dimensionamento”

ESER3 2º Ano – 1º Semestre

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Este tipo de gráficos permitem analisar de diversas maneiras as características de um sinal, nomeadamente: • Amplitude (de tensão): valores máximo (pico positivo), mínimo (pico negativo), picoa-pico e eficaz, diferenças de amplitude, componentes contínua e alternada. • Tempo: período,frequência, diferenças de tempo num sinal e entre dois sinais, atrasos, desfasamento entre dois sinais, tempos de subida. • Existência de interferências (ruído) continuadas, perturbações transitórias. • Comparação entre entrada e saída de sistemas, nomeadamente para analisar ganhos, desfasamentos, filtragens, retificações, permitindo projetar e purificar os mesmos sistemas. Na secção horizontal doosciloscópio existe um controle XY, que nos vai introduzir numa das técnicas de medida de desfasamentos entre sinais sinusoidais, facilitando assim alguns tipos de análises. Para nos ajudar nestas análises o osciloscópio analógico apresenta inúmeros comandos , sendo eles de quatro tipos que serão especificados a seguir :

Relatório: “Dimensionamento”

ESER

4 2º Ano – 1º Semestre Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão



Comandos de visualização ou seja do ecrã:

-Interruptor de alimentação Este comando permite ligar e desligar o osciloscópio. -Comando de Intensidade do feixe Este comando permite ajustar a intensidade (brilho) do traço. É natural que à medida que se aumenta a velocidade de varrimento, haja necessidade de aumentara intensidade do traço (maior velocidade implica menor persistência do feixe de eletrões). -Comando de Focagem O comando de focagem permite focar o feixe de eletrões, de forma a que no momento em que este atinge o ecrã se obtenha um ponto tão pequeno quanto possível. Assim, por ação do varrimento, obtém-se um traço fino, permitindo uma maior exatidão nas medições (de tensão e tempos). -Comando...
tracking img