oscilador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Um Oscilador é um circuito que produz uma Forma de Onda Periódica, somente com uma tensão de CC a alimentar o circuito. Dependendo do tipo de Oscilador, a Forma de Onda da saída pode ser sinusoidal ou não sinusoidal. Esta Demonstração é um Oscilador Sinusoidal com Realimentação.
Realimentação é um processo que consiste em injectar uma pequena porção do Sinal de Saída novamente na sua Entrada,com o fim de regular a Saída posterior, Figura 1. O Circuito de Realimentação pode ser construído com componentes RC ou LC.

Figura 1: Diagrama de Blocos de um Sistema de Realimentação
Para ser mais preciso, esta Demonstração deve designar-se por Oscilador de Desvio de Fase com Realimentação RC. O Desvio de Fase é a diferença, em graus angulares, entre dois sinais com a mesma Frequência. NaFigura 2, a forma de onda 2 está atrasada em relação à forma de onda 1 por um tempo tp. Dividindo a diferença no tempo tp pelo período da forma de onda T e multiplicando este resultado por 360°, podemos obter esta diferença no tempo em graus angulares. Na Figura 2, o Desvio de Fase é de 60°.

Figura 2: Desvio de Fase expresso em graus angulares
Para um bom funcionamento, o oscilador necessita de umDesvio de Fase de 360º. Na Figura 3, o Amplificador fornece um Desvio de Fase de 180º e cada circuito RC é desenhado para fornecer um Desvio de Fase de 60º.

Figura 3: Diagrama de Blocos do Oscilador de Desvio de Fase com Realimentação RC
A Frequência de Oscilação ( ¦ ) deste Oscilador é calculada pela seguinte fórmula:

onde a Resistência R = R1 = R2 = R3 e a Capacitância C = C1 = C2 = C3.A Frequência ¦ é o inverso do Período T :






Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.


Imagem animada em que mostra-se a principal diferençaentre a amplitude modulada e a frequência modulada.
Índice
[esconder]
1 Telecomunicações
2 Curiosidades
3 Ver também
4 Ligações externas
[editar] Telecomunicações
Em telecomunicações, a modulação é a modificação de um sinal eletromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora.
Modulação é o processo no qual ainformação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda básica de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transmissor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Conseqüentemente, é necessáriomodificar esse sinal através de uma onda eletromagnética portadora, cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), e pode incluir também uma codificação.
É interessante notar que muitas formas de comunicação envolvem um processo de modulação, como a fala por exemplo. Quandouma pessoa fala, os movimentos da boca são realizados a taxas de freqüência baixas, na ordem dos 10 Hertz, não podendo a esta freqüência produzir ondas acústicas propagáveis. A transmissão da voz através do ar é conseguida pela geração de tons (ondas) portadores de alta frequência nas cordas vocais, modulando estes tons com as ações musculares da cavidade bucal. O que o ouvido interpreta como falaé, portanto, uma onda acústica modulada, similar, em muitos aspectos, a uma onda elétrica modulada.
O dispositivo que realiza a modulação é chamado modulador.
Basicamente, a modulação consiste em fazer com que um parâmetro da onda portadora mude de valor de acordo com a variação do sinal modulante, que é a informação que se deseja transmitir.
Dependendo do parâmetro sobre o qual se atue,...
tracking img