Oscilador de uhf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oscilador de UHF

Newton C. Braga

O oscilador de alta frequência, capaz de varrer as faixas de VHF e também de UHF, pode ser usado no teste deequipamentos como fonte de sinal ou ainda para demonstrações. Seus sinais, mesmo sem antena, podem chegar a várias dezenas de metros, o que possibilita seu uso como umtransmissor sinalizador. Um microfone de eletreto (ou piezoelétrico) pode ser ligado em paralelo com R2 para modulação. A frequência irá depender da bobinausada e também do valor do capacitor C2, conforme a seguinte tabela 1 aproximada.

Os capacitores devem ser cerâmicos. Para C 2 pode-se obter umacapacitância baixa (1 pF, por exemplo) usando um par de fios comuns trançados, conforme mostra a figura 1.

O circuito pode ser alimentado por tensões entre 3 e 6 V e otrimmer deve ser de 10 pF de capacitância máxima. Trimmers de maiores capacitâncias, abaixam a faixa de frequências gerada, caso em que os valores desejadospodem não ser alcançados. Na figura 2 temos o circuito completo do oscilador de UHF.

Uma placa de circuito impresso para essa montagem é ilustrada nafigura 3.

Uma possibilidade interessante para frequências mais altas é usar uma bobina impressa, conforme exibe a figura 4.

Para testar o circuito, bastaalimentá-lo e ligar nas proximidades de um receptor de VHF
(ou UHF) que sintonize a frequência gerada. O sinal deve ser captado com um chiado, se o receptorfor do tipo para modulação em frequência ou amplitude.

* Matéria originalmente publicada na revista Eletrônica Total; Ano: 20; N° 148; Mai / Jun - 2011
tracking img