Oscarito e grande otelo - influências da cultura norte americana no cinema nacional

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
Tema: Oscarito e Grande Otelo.
Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz, popularmente conhecido como Oscarito, nascido em Málaga na Espanha no dia 16 de Agosto de 1906. Vindo de uma família circense, seu pai alemão e sua mãe portuguesa, veio ao brasil com apenas um ano de idade e se naturalizou brasileiro somente em 1949. Oscarito foi um grande ator hispano-brasileiro eficou famoso formando dupla com Grande Otelo, sendo dirigido por Carlos Manga e Watson Macedo. Chegou a ser chamado pelo povo como Charles Chaplin Brasileiro. Oscarito estreou no circo aos cinco anos de idade onde foi palhaço, trapezista, acrobata, ator e ainda aprendeu a tocar violino. Em 1932 estreou no Teatro de Revista na preça Calma, Gegê, e no cinema sua primeira apresentação como ator foi em1935 no filme Noites Cariocas onde ganhou enorme popularidade no país. Oscarito faleceu em 1970, já aposentado, em casa, tentando imitar seu famoso salto que resultou em um acidente vascular.
Sebastião Bernardes de Souza Prata, ou simplesmente Grande Otelo nasceu no dia 18 de Outubro de 1915 em Uberlândia, Minas Gerais. Grande Otelo começou a carreira de ator cedo, com a companhia de teatromambembe. Otelo era menor de idade e fugiu do grupo, foi para o Juizado de Menores e acabou sendo adotado pela família do poítico Antonio de Queiroz. Na década de 1920 participou da companhia Negra de Revistas, que tinha Pixinguinha como maestro. Em 1932 entrou para a Companhia Jardel Jércolis, um dos pioneiros do teatro de revista e foi nessa época que o ator recebeu o famoso apelido de Grande Otelo.No cinema ele participou em 1942 do filme It´s All True, de Orson Welles, grande diretor americano que o considerava o maior ator brasileiro. Otelo fez inúmeras parcerias no cinema sendo a mais conhecida ao lado de Oscarito. Depois fez dupla ainda com o cômico paulista Ankito. No final dos anos 50 Otelo apareceria em dupla em vários espetáculos musicais além do cinema, é claro. Após uma pequenacrise em sua carreira, Grande Otelo apareceria no filme Macunaíma em 1969, baseado na obra de Mário de Andrade, onde teve grande atuação. Na década de 1960 foi contratado da TV Globo onde atuou em diversas novelas de grande sucesso, chegando a participar no início da década de 1990 da Escolinha do Professor Raimundo. Seu último grande trabalho foi uma participação na novela Renascer, pouco antes defaceler. Grande Otelo morreu em 1993 de um ataque do coração quando viajava para Paris para receber uma homenagem no Festival de Nantes.
Na década de 1940, a produtora Atlântida descobriu nos filmes carnavalescos, de cultura Brasileira com temas 100% nacionais, um enorme sucesso e fez inúmeros filmes contando com seus dois maiores protagonistas, Oscarito e Grande Otelo. Na década de 1950 oBrasil tinha laços de dependência com a cultura norte-americana e a produtora Atlântida explorou isso em seus filmes, fazendo paródias de filmes estadunidenses, usando como de praxe, seus dois grandes comediantes. O público adora esses tipos de filmes enquanto os críticos dizem que a Chanchada não é cinema.
Essa dependência da cultura americana deve-se a fatos que ocorreram ao longo do tempo, cominício em 1911, onde ocorre uma invasão norte-americana no cinema nacional, no qual empresários estadunidense visitam o Rio de Janeiro para sondar o mercado cinematográfico brasileiro. Logo abrem o Cinema Avenida para exibir exclusivamente filmes da Vitagraph. Devido a Primeira Guerra Mundial, há um enfraquecimento do cinema Europeu e os EUA passam a dominar o mercado mundial. Os filmes brasileirospassam a ter dificuldades na sua exibição, levando a uma grande queda na produção. Nesse época, surgem as revistas especializadas em cinema, onde as estrelas de Hollywood são muito exaltadas.
A partir da década de 1930, inúmeros acordos comerciais fazem com que os filmes americanos entrem no mercado brasileiro sem taxas alfandegárias. As distribuidoras de filmes norte-americanos no Brasil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia norte da cultura norte americana
  • A influência da cultura norte-americana no brasil
  • Hegemonia norte-americana no cinema
  • A influência norte americana no Brasil
  • A influência norte-americana no Brasil
  • Influência Norte Americana
  • Influencia norte americana
  • A queda da Influência Norte Americana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!