Oscar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Há sempre pequenas pérolas literárias em coletâneas de depoimentos. O arquiteto Oscar Niemeyer, autor de algumas obras do gênero, acaba de ter editado mais um livro sobre sua carreira, OscarNiemeyer: uma Lição de Arquitetura, que é mais um exemplo dessas raridades em "diários de bordo". Organizado pelo arquiteto, ex-aluno e colega de prancheta Eduardo Corona (1921-2001), o livro trazdepoimentos, apontamentos, trechos de entrevistas, desenhos e croquis.
Niemeyer tem sido alvo de projetos editoriais como este por diversas razões. Entre elas, a sistemática produção de pensamentos e desenhos,que formam uma espécie de realização paralela à carreira oficial. Corona reuniu o material desde o primeiro momento em que conheceu Niemeyer, há 60 anos. A partir de então, atuou como incansáveltomador de notas, sempre atento a pequenas frases ou mesmo rabiscos que, nas mãos de Niemeyer, se transformaram em projetos de arquitetura.
Nesse tipo de diário de bordo, depoimentos acabam criando umambiente de época; parecem resgatar do tempo fatos com vivacidade expressiva. No capítulo 'A Origem', Corona relembra, por exemplo, a primeira aula que teve com Niemeyer. O universo também 'conspirava'.Afinal, nada mais propício do que iniciar um curso de arquitetura em 1942, quando estava para ser inaugurado o prédio do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, obra que virou símbolo do modernismono Brasil e no mundo.
Para os estudantes, o prédio foi um 'sopro de estímulo'. Para Corona, foi o sopro decisivo, já que ele mesmo havia entrado no curso na Escola Nacional de Belas Artes com oestímulo ideológico de seu pai Fernando Corona, arquiteto e escultor aliado da guerra modernista. No mesmo ano, uma exposição com trabalhos de estudantes 'acadêmicos' e 'dissidentes' criou tumulto comtrabalhos rasgados, ameaças de agressão, páginas de imprensa e muitos nomes importantes, como Murilo Mendes, Rodrigo de Melo Franco, Afonso Arinos, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond...
tracking img