Oscar niemeyer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer nasceu em 15 de dezembro de 1907, na cidade de Rio de Janeiro, RJ. Ele estudou Escola Nacional de Belas Artes, e já no terceiro ano estagiava com Lucio Costa. Colaborouno projeto para o Ministério de Educação e Saúde, no Rio de Janeiro. Teve a chance de trabalhar com o Le Corbusier, o qual era uma grande influência para Niemeyer. Seu primeiro grande projetoindividual foram os projetos de vários edifícios em Pampulha, Belo Horizonte. Esse projeto gerou repercussão, tanto no Brasil como no exterior.
Ao longo dos anos 40 e 50, se tornou um dos maioresarquitetos do Brasil, projetando uma série de edifícios, tanto no Brasil como no exterior. Inclui os projetos de várias residências e de edifícios públicos. Colaborou no projeto da sede das Nações Unidas, emNova York, o que provocou um convite para que ele ensinasse na Universidade de Yale e na Escola de Design da Universidade de Harvard.
Sua criatividade formal é frequentemente comparada a deescultores. Em 1950 ele foi convidado para projetar o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Durante esse período, Niemeyer projetou inúmeras residências. Como uma casa de fim de semana para o seu pai, em Mendes, em1949, que foi construído a partir da estrutura de um galinheiro existente; a residência Prudente de Morais Neto, no Rio de Janeiro, de 1943 a 1949, baseada no projeto original de Niemeyer para a casade Kubitschek na Pampulha; uma casa para Gustavo Capanema, em 1947 (o ministro que encomendou o edifício do Ministério); a residência Leonel Miranda, em 1952, com duas rampas em espiral que dão acessoao primeiro piso sobre pilotis oblíquos e com telhado borboleta. No entanto, a sua obra-prima residencial é considerada a casa que Niemeyer projetou para si mesmo em 1953. A casa das Canoas estálocalizada em um terreno em declive com vista de longe para o mar, e é desenvolvida em dois pisos: o primeiro é um pavilhão transparente e fluido com um telhado em forma livre suportado em finas colunas...
tracking img