Osborne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise de tempo:
Inicialmente, tem-se um narrador em primeira pessoa, Robert Walton, que conta a história através de cartas a sua irmã. Assim, pode-se afirmar que se trata de um tempo cronológico,em que datas são mencionadas da primeira à última carta, “São Petersburgo, 11 de dezembro de 17...”. (p. 21).
o terceiro narrador – a criatura – que ao encontrar-se com o seu criador, já esperavapela recepção negativa e revoltada. Mesmo diante dessa repulsa, o monstro suplica-lhe atenção ao fato seguinte: “Somente com muita dificuldade me lembro dos primeiros tempos da minha existência. Todos osacontecimentos daquele período estão encobertos pela névoa do tempo, e parecem-me confusos e indistintos”. (p. 99).
-------------------------------------------------
Nesse contexto, além de se terum tempo psicológico, a narrativa é complexa, pois a criatura é mencionada dentro do relato de Victor Frankenstein. Portanto, há três narrativas, uma dentro da outra, a saber: o terceiro narrador écitado pelo segundo, que por sua vez, é mencionado pelo primeiro. Faz-se necessário ressaltar que o terceiro narrador está, igualmente, em primeira pessoa, pois assim como os demais, ele tambémparticipa da trama.
O tempo em Frankenstein pode dividido em quatro: (1) o tempo dos acontecimentos vividos por Victor Frankenstein; (2) o tempo do relato de Victor dos acontecimentos a Walton; (3) o tempoda escrita das cartas por Walton, nas quais ele “reproduz” os relatos de Victor e, por fim, (4) o tempo pressuposto da leitura das cartas de Walton. Este quarto tempo torna-se importante à medida que onarrador o leva em conta na escrita de suas cartas, onde se encontram citações do tipo: “quando você receber esta carta já estarei em...”
-------------------------------------------------
Nolivro, temos acesso apenas às cartas de Walton que relatam a história de Victor. Em termos narrativos, isso implica uma distancia dos fatos narrados, que primeiro sofrem a influencia da imparcialidade de...
tracking img