OS VALORES RELIGIOSOS E CULTURAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: A ÓTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ARAUÁSE.

3755 palavras 16 páginas
OS VALORES RELIGIOSOS E CULTURAIS NO ENSINO DA HISTÓRIA: A ÓTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ARAUÁ/SE.

Maria Núbia de Oliveira

RESUMO: Parte-se do entendimento de que os valores humanos são indispensáveis para um bom desenvolvimento de uma sociedade. Nesse sentido, este artigo apresenta algumas das questões conceituais e teóricas no que se refere aos valores abordados no contexto da sala de aula que nortearam o entendimento dos professores que atuam no ensino médio com a disciplina História. Como atividade pedagógica, o trabalho com os valores religiosos e culturais se tornam elemento central de ação pró-ativa em favor de atitudes de tolerância e respeito às diferenças e compreensão da alteridade.

Palavras – chave: Valores; religião; cultura; ensino de história.

1. INTRODUÇÃO:

Enxerga-se que nos dias estamos vivenciando uma grande degradação dos valores humanos em nossa sociedade, prova disso é que cada dia mais esta aumentando o número de pessoas que negligenciam os bons princípios, nota-se que pessoas e mais pessoas estão entrando num complexo de desvalorização da ética e também da moral, valores que tem se demonstrado primordial em nossa era. Acredita-se que enquanto cidadãos temos Direitos sim, mais também temos deveres, principalmente no sentido de apreciar os valores religiosos e culturais,não importando o nosso nível social ou o papel que desempenhamos em nossa sociedade.

De maneira geral os valores são tomados, segundo Pais ( 2009), como crenças sólidas que se traduzem por preferências orientadas por determinados sistemas ou dispositivos comportamentais. Em outros momentos, os valores podem ser tomados como estratégias de adaptação que os indivíduos usam para organizarem adequados modelos de ajustamento aos seus meios sociais.
Corroborando com o autor acima destacado, pode-se dizer que os valores podem ser definidos como código ou padrões específicos construídos socialmente e, que partilhados representam o

Relacionados