Os vários rostos da infância

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
OS DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA

Gledson José do Nascimento RA: 3333548363 Juliana Lima Berto RA: 3345573018
Daniela Alves RA: 3364487661 Ivone Fernandes Rodrigues RA:3340537706
Geane Rezende Ramos RA: 3369584458

RESUMO
O artigo busca analisar os tipos de infância existentes entre culturas, com diferentes sociedades e o meio onde vivem essas crianças, retratandoa importância que a sociedade dá para essas diferenças.

Palavras-chave:Educação, Crianças e Sociedades.

INTRODUÇÃO

É preciso identificar o desenvolvimento infantil das crianças para, a partir dele ter uma visão de como se pode trabalhar com as nossas crianças. Por meio das pesquisas realizadas, é possível constatar que apesar das diferenças a escola tem bastante influência sobre ascrianças. Basta escolher se essa influência terá bom resultado ou não.
Ao se desejar uma educação com valores, deveríamos pensar a ética como princípio verdadeiramente transversal, isto é, permeando com flexibilidade todas as outras preocupações da comunidade educativa.
A criança necessita se sentir segura para mostrar aquilo que sabe e esta aberta a aprender coisas novas.

Diversos Tipos deInfância
Em meio à globalização, há diferentes tipos de cultura que baseiam a diferença da educação infantil. A sociedade tem tentado alcançar os diversos tipos de crianças, avaliando a infância e tentando a mudança no que diz respeito ao acesso dessas crianças à escolarização.
Entre os diversos fatores participantes desse processo, destaca-se o atual acesso à escolarização continuada por parte denovas gerações. A criança que é autônoma é capaz de incentivar ações e decisões importantes no contexto de atividades relevantes. Sem escola as crianças careceriam de contato com o mundo da cultura, o que as tornariam presas do mesmo obscurantismo que impedira uma vida melhor para os pais. E o poder da educação é distintamente compreendido por uns e por outros.
Augusto Cury no seu livro “PaisBrilhantes, professores fascinantes ” diz,“A produção de conhecimento se multiplicou, mas as novas gerações não estão sendo formadas para pensar e sim para repetir informações, [enquanto] a intolerância, a ausência de parâmetros que orientam a convivência pacífica e a falta de habilidades para resolver os conflitos são algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar.”
Ascrianças estão em um mundo cheio de tecnologias e muitas delas nem sabem como agir diante de tanta informação. A escola que deveria se utilizar desses meios para aumentar suas fontes de conhecimento age como se nada estivesse acontecendo.
Carlota Boto em seu artigo “Crianças á prova da escola: impasses da hereditariedade e a nova pedagogia em Portugal da fronteira entre os séculos XIX e XX” mostrao desempenho de um país para melhoria da educação infantil muitas vezes recorrendo aos meios mais inviáveis (como o caso de levarem os seus assentos para estudar).
Crianças que não tinham nem uma culpa dos seus estados financeiros, mas que procuram qualquer recurso para continuarem a ir a escola e a escola que tinha um grande esforço de melhorias para a educação procurando atender asexigências do Estado e não acabar com a infância daquelas crianças.
Entende-se que há muitos meios para que as crianças não permaneçam na escola, mas também que muitos desses meios são implantados há elas sem escolha. Essa diferença de opções faz que muitas crianças tenham um desenvolvimento diferente das outras. Mas, por que muitos têm tanta coisa e outros não têm nada? Por que os “rostosinfantis” são tão diferentes?

Diferença Educacional


A diferença de educação infantil existe pelo fato do meio social não ser o mesmo, ou seja, uma criança urbana tem meios de educação que uma criança rural talvez nunca tenha imaginado, mas não é só por causa do meio social que existe a diferenciação da educação. Há pouco tempo é que os governos se preocupam com o que as crianças (futuros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Varios rostos da infância
  • Rostos da infância
  • Rostos da infancia
  • Rostos da infancia
  • Rosto da infancia
  • Rostos da infância
  • Os diversos rostos da infância
  • Diverso rostos da infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!