Os traços fundamentais de uma teoria da experiêcia hermenêutica

1979 palavras 8 páginas
OS TRAÇOS FUNDAMENTAIS DE UMA TEORIA DA EXPERIÊCIA HERMENÊUTICA
Valter do Nascimento
RESUMO
Apresenta-se a leitura de Heidegger acerca da estrutura prévia da compreensão. Aborda-se a visão de Heidegger sobre a concepção de círculo hermenêutico, aonde o mesmo explicita que o círculo não deve ser vicioso. Enfatiza-se a importância da hermenêutica, para a compreensão correta de uma realidade, seja ela temporal ou textual. Explicita-se que a principal função da hermenêutica é interpretar a tradição a luz da razão e, principalmente a tradição cristã. Enfoca-se que interpretar, analisar e compreender um texto não é única e exclusiva tarefa da ciência, mas pertence ao todo da experiência do homem no mundo.
Palavras-chave: Hermenêutica. Tradição. Razão. Heidegger. Círculo.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este presente artigo tentará mostrar a visão e analise de Gadamer acerca da hermenêutica histórica. No desenvolver do texto, o autor enfatizara a participação de Martin Heidegger, explicitando sobre o círculo hermenêutico. Este que tem o papel de deixar claro que a função essencial e, definitiva da interpretação continua sendo não permitir que a posição prévia, a visão prévia e a concepção prévia, nos sejam impostas por intuições ou noções populares. Sua função é antes de tudo, assegurar o rigor científico, elaborando esses conceitos a partir das coisas elas mesmas.
O pensador salienta que o fenômeno hermenêutico não é, de forma alguma, um problema de método. Não busca um método de compreensão que permite submeter os textos, como qualquer outro objetivo da experiência. Muito menos construir um conhecimento concreto, seguro, que satisfaça aos ideais metodológicos da ciência.
Gadamer, enfatiza categoricamente que aquele que quer compreender determinado assunto, não pode se entregar de antemão ao arbítrio de suas próprias opiniões prévias, ignorando a opinião do estudado da maneira mais obstinada e consequente possível. Por isso, uma consciência formada hermeneuticamente deve,

Relacionados

  • Relatorio do trabalho de campoemantropologia
    63427 palavras | 254 páginas
  • 1684
    46887 palavras | 188 páginas
  • Fundamentos psican liticos David Zimmerman
    296706 palavras | 1187 páginas