Os transtornos da ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Josiane Ribeiro

INTRODUÇÃO
OS Transtornos de Ansiedade constituem grande parte da demanda psiquiátrica ,e envolve um grande grupo de classificações de transtornos dos quais veremos os principais.

Principais transtornos de ansiedade
Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Distúrbio de Ansiedade Generalizada.

Todos os Transtornos de Ansiedade têm comomanifestação principal um alto nível de ansiedade. Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis.

Síndrome do Pânico
• A Síndrome do Pânico é caracterizada pela ocorrência de freqüentes e inesperados ataques de pânico. • Os ataques de pânico, ou crises, consistem em períodos de intensaansiedade e são acompanhados de alguns sintomas específicos como taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar, sensação de irrealidade, etc.

É comum que haja sobreposição de sintomas e assim uma pessoa pode apresentar sintomas de mais de um tipo de transtorno de ansiedade ao mesmo tempo. No geral, os transtornos de ansiedade respondem muito bem ao tratamento psicológico.

Estresse PósTraumático:
Estado ansioso com expectativa recorrente de reviver uma experiência que tenha sido muito traumática

Exemplo
• Depois de ter sido assaltado, ficar com medo de que ocorra de novo, ter medo de sair na rua, ter pesadelos, etc. Geralmente após um evento traumático a ansiedade diminui logo no primeiro mês sem maiores consequências. • Porém, em alguns casos, os sintomas persistem por maistempo ou mesmo aparecem só depois de um tempo, levando a um estado denominado como Estresse Pós Traumático.

Mediante a lembrança do evento,desenvolve toda uma série de reações entorpecimento,ausência de respostas aos estímulos do ambiente,sonolência excessiva,redução da memória ou concentração.

Distúrbio de Ansiedade Generalizada:
• Estado de ansiedade e preocupação excessiva sobre diversascoisas da vida. Este estado aparece frequentemente e se acompanha de alguns dos seguintes sintomas: irritabilidade, dificuldade em concentrar-se, inquietação, fadiga e humor deprimido. • Tais transtornos são também chamados de Fobias que podem ser social,específicas ou agorafobia(medo excessivo de espaços abertos,multidões e situações em que haja dificuldade de fuga ou de estar sozinho).

FobiaEspecífica
Referem-se ao medo de objetos ou situações específicas,tais como avião,altura,animais. Ás vezes passa despercebida durante um tempo,pois a pessoa vai procurando evitar o estímulo temido,até um ponto em que o próprio comportamento de evitação passa a se tornar um problema.

Fobia Social,
Ansiedade intensa e persistente relacionada a uma situação social. Pode aparecer ligado a situações dedesempenho em público ou em situações de interação social.

Exemplo
• A pessoa pode temer, por exemplo, que os outros percebam seu "nervosismo" pelo seu tremor, suor, rubor na face, alteração da voz, etc. • Pode levar à evitação de situações sociais e um certo sofrimento antecipado. • A pessoa pode também, por exemplo, evitar comer, beber ou escrever em público com medo de que percebam o tremor emsuas mãos.

TRANSTORNO DE PÂNICO
A Síndrome do Pânico é um transtorno psicológico caracterizada pela ocorrência de inesperados ataques de pânico e por uma expectativa ansiosa sobre a possibilidade de ter novos ataques. Os ataques de pânico - ou crises de pânico consistem em períodos de intensa ansiedade, geralmente com início súbito e acompanhados por uma sensação de catástrofe iminente. Afreqüência das crises varia de pessoa para pessoa e sua duração é variável, sendo geralmente de alguns minutos.

Sintomas
Taquicardia, falta de ar, dor ou desconforto no peito formigamento, tontura, tremores, náusea ou desconforto abdominal, embasamento da visão, boca seca,

dificuldade de engolir, sudorese, ondas de calor ou frio, sensação de irrealidade, despersonalização, sensação de iminência da...
tracking img