Os três tipos puros de dominação legítima – max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender diretamente de uma constelação de interesses,ou seja, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece. Pode também depender de mero “costume” do hábito cego de um comportamento inveterado. Ou podefundar-se, finalmente, no puro afeto, na mera inclinação pessoal do súdito. (...) Em forma totalmente pura,, as bases das quais se acha entrelaçada – no tipo puro – com uma estrutura sociológicafundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos.” (pag. 128)

Segundo Weber, dominação é encontrar obediência. Porque eu obedeço? Quem obedece e porque obedece? Os três tipos de dominação são:Dominação Legal:

“Obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer.” (pag. 129)

Um bomexemplo é a dominação burocrática. Hierarquia existente em administrações públicas ou privadas. Existe um dever de obediência nessa hierarquia de cargos: inferiores obedecem a superiores. O “senhor” éconsiderado o justo, o dono da razão e a ele se obedece de forma fiel.

Dominação Tradicional:

“Dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriaishá de muitos existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal.” (pag. 131)

Nesse caso Weber diz que as tradições são fatores muito importantes. Obedece-se pelas tradições familiares,religiosas, culturais, estudantis... Exemplo das repúblicas estudantis ouropretanas: existe toda uma tradição a ser seguida, tradição essa que existe desde a fundação da república.

DominaçãoCarismática:

“Dominação carismática em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder...
tracking img