AS RELAÇÕES DE TRABALHO E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Diferentemente dos outros animais, o homem imprime a seu trabalho a Inteligência, circunstância que veio alterar significativamente toda aorganização social. O home modificou tanto o seu trabalho, passou pelo mercantilismo, pela escravidão e pela industrialização, as condições de trabalho evoluíram. Hoje encontramos a influência de uma tecnologiatão avançada que possibilita ao homem atender não só à sobrevivência como também a seus desejos mais sofisticados.
O ser humano busca melhores acomodações para seus interesses, e vai modificando suasrelações com mundo em que vive, e a história registra mudanças que geram novas maneiras de organização social e do trabalho.
A organização industrial do trabalho como decorrência dos conflitos entretrabalhadores e patrões, foi normatizada. A normatização é feita pelo estado, que tem a função de regular as relações sociais. Quanto mais conflituosas as relações, maior é a interferência do estado.Por meio de regulamentos e leis, o estado limita intensamente as relações entre patrão e empregado.
Desde a revolução industrial, a intervenção do estado nas relações de trabalho veio se acentuando,até chegar a uma proteção excessiva.
A crise econômica, a globalização, a tecnologia, e como consequência, o aumento da competitividade e do desemprego tem forçado os países a repensar as formas deorganizar o trabalho.
Duas são as formas de adaptar a legislação trabalhista às necessidades do mercado. A primeira delas é a desregulamentação, que significa eliminar a maior parte das leisregulamentadoras do trabalho. A outra é a flexibilização, que significa adaptação das normas trabalhistas às realidades sociais.
Em 1998 o Brasil deu os primeiros passos no sentido da flexibilização, mais aaplicação dessas novas medidas não tem sido fácil para as empresas. Em janeiro de 2000, pela lei n°9.958 foram criadas as comissões de conciliações prévias, com o objetivo de discutir os conflitos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Os tipos de rescisões de trabalho. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Tipos-De-Rescis%C3%B5es-De-Trabalho/385485.html

MLA

"Os tipos de rescisões de trabalho" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Tipos-De-Rescis%C3%B5es-De-Trabalho/385485.html>.

MLA 7

"Os tipos de rescisões de trabalho." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Tipos-De-Rescis%C3%B5es-De-Trabalho/385485.html>.

CHICAGO

"Os tipos de rescisões de trabalho." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Tipos-De-Rescis%C3%B5es-De-Trabalho/385485.html.