Os sofrimentos do jovem werther e a intensidade romântica na literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sofrimentos do Jovem Werther e a intensidade romântica na literatura
Gabriele Sanches Dias
1. O Romantismo alemão – Tempestade e Ímpeto (Sturm and Drang)
O romantismo alemão surge como uma revolta contra a predominância do gosto clássico francês na Europa, principalmente contra o racionalismo da literatura francesa que parecia sufocar a mente dos poetas com as regras e alinguagem seca. A partir dele criou-se uma nova concepção da História, considerando obras das diferentes épocas e civilizações com uma compreensão íntima dos dados históricos e da individualidade que são próprios a cada uma delas, sem julgá-las de acordo com princípios absolutos e exteriores. Por isso podemos dizer que o romantismo alemão fez surgir à poesia popular, elevou a arte do povo, devolveu aliberdade da língua literária para Alemanha, criou ou rejuvenesceu gêneros literários desconhecidos ou negligenciados, inspirando os estudos históricos e filosóficos através da sua concepção mais veraz de desenvolvimento.
O livro "Os sofrimentos do Jovem Werther", de Johann Wolfgang von Goethe, foi a primeira manifestação do movimento literário Sturm and Drang (Tempestade e Ímpeto),que foi marcado principalmente pela intensa subjetividade, contra as amarras da razão. Esse movimento foi uma grande revolta do sentimento, das profundezas da alma humana com objetivo de fornecer ao burguês, para as horas de lazer, efusões líricas e um cenário de teatro, e a propiciar-lhes a sensação de um idealismo vago que não obrigava a nada, ou seja, foi a grande renascença da poesia e dasforças profundas da alma.
A atitude do poeta romântico inserido no movimento "Tempestade e Ímpeto" é a de um estranho entre os homens: é melancólico, extremamente sensível, ama a solidão e as efusões do sentimento, sobretudo as de um vago desespero no seio da Natureza. Para o poeta romântico as almas superiores são as almas incompreendidas, feridas pelas ocorrências da vida pública ecivilizada, pela falta de virtude, de franqueza, de liberdade e de poesia da vida moderna. Nesse contexto, abre-se um abismo entre o poeta e a sociedade.
O mais interessante do romantismo na literatura alemã é que ele está em eterno desenvolvimento, em evolução, visto que a verdadeira essência do gênero poético romântico é mesmo a de que só pode vir a ser, jamais ser de maneira perfeita eacabada. Assim, "Os sofrimentos do Jovem Werther", enquanto "obra-de-arte acabada", ainda é um fragmento, pois mesmo completa depende da interpretação, sendo ela sua crítica, seu reflexo social, e sempre olhando para o leitor a fim de questioná-lo "O que você vê em mim?".
2. Goethe e a inspiração para escrever “Os Sofrimentos do Jovem Werther”
Johann Wolfgang von Goethe nasceu emagosto de 1749, em Frankfurt am Main. Aos 25 anos publicou seu primeiro romance: Os sofrimentos do jovem Werther, que, de forma impressionante, espalhou-se pela Europa, influenciando jovens escritores e gerando imitações de seu estilo epistolar. Por essa época, Goethe, já formado em Direito, começou a trabalhar na Suprema Corte Imperial de Wetzlar, publicou uma peça que revelou suas leituras da obrade Shakespeare e escreveu a primeira versão do poema dramático que o acompanhou ao longo da vida: Fausto. Em pouco tempo tornou-se o maior escritor alemão, adquirindo fama internacional e milhares de leitores para seus poemas líricos dedicados a Frederike Brion, um amor passageiro.
A publicação de Werther causou enorme polêmica e um elevado número de suicídios, visto que influenciouseus leitores a tal ponto que, de tão fascinados, imitaram o desfecho do protagonista do romance. A história do jovem apaixonado é fruto de uma série de experiências vividas por Goethe. De um lado, as leituras e os contatos com outros intelectuais, como Shakespeare; de outro, a própria vida, que lhe daria farto material. Goethe se apaixonou por Charlotte Buff, que era noiva de outro, com quem se...
tracking img