Os sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I – As origens, natureza e finalidade do movimento sofista

1- Significado do termo “Sofista”
“Sofistas” é um termo que significa “sábio especialista do saber”. Devido às severas críticasproferidas por Platão e Aristóteles, os sofistas foram vistos como decadentes “prostitutas do saber”, imagem essa que perdura até hoje. Apenas no século vinte, pesquisadores começaram a revisar os sofistas.Eles não eram de todo mal no fim das contas.
2- Deslocamento do interesse da natureza para o homem

A sofística operou um deslocamento do eixo da pesquisa filosófica, centrando a sua problemáticasobre o homem e neste deslocamento do eixo está o valor da sofística. Todavia, não se pode dizer que a sofística também tenha sabido fundar a filosofia moral. Todos os sofistas não souberam alcançar, nonível temático, o principio que todos dependem.

3- Mudanças sociopolíticas que favoreceram o nascimento da Sofística

A necessidade de se expressar bem favoreceu o surgimento de um grupo defilósofos chamados sofistas, juntamente com a importância que foi dada ao individuo, naquele período concebido como o senhor de seu destino que dominavam a arte da oratória, isto é, o uso habilidoso dapalavra. Esses filósofos eram originários de diferentes cidades e viajavam da mesma forma democrática.

4- Posições assumidas pelos Sofistas e suas avaliações opostas

Quanto ao direito e àreligião, a posição da sofística é extremista também, naturalmente, como na gnosiologia e na moral. A sofística move uma justa crítica, contra o direito positivo, muitas vezes arbitrário, contingente,tirânico, em nome do direito natural.

5- Os diversos grupos sofistas

Existem três grupos de sofistas:

►Os grandes e famosos mestres da primeira geração.
►Os "Erísticos" que perderam a reserva moralque caracterizava os mestres
►Os sofistas de inicio, que usavam a mentira até tornar verdade
perdendo assim o caráter do conteúdo.


II – Os mestres: Protágoras, Górgias, Pródico


1-...
tracking img