Os sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução ____________________________________________________________02
Os sofistas ____________________________________________________________03
O pensamento político de Platão ___________________________________________04
O pensamento político de Aristóteles _______________________________________ 06
Conclusão ____________________________________________________________ 09Bibliografia ___________________________________________________________10
Introdução
Os mitos gregos eram recolhidos pela tradição e transmitidos oralmente pelos medos e lapsodos, cantores ambulantes que davam forma poética a esses relatos e os recitavam de cor em praça pública. A grande aventura intelectual não começa propriamente na Grécia Continental, mas nas colônias gregas: na Jônia ena Magna, foi lá que se originou o pensar filosófico. Neste trabalho mostraremos quem eram os sofistas, o pensamento político de Platão ( suas obras e legado para a Filosofia ), mostraremos também que foi Aristóteles e suas formas de governo.
É um tanto difícil discorrer sobre tudo, mas tentaremos expor através de pesquisas ( em livros didáticos e também livros de autoria de Platão e Aristóteles) o pensamento político grego e sua política normativa.
O pensamento político grego
Os sofistas
Os sofistas sempre foram mal interpretados devido às críticas que deles faziam Sócrates e Platão. A história da filosofia nos dá nem faz referência a eles. A palavra sofista, etimologicamente, vem de sophos, que significa "sábio", ou melhor, "professor de sabedoria". Mas no sentido pejorativo,significa "homem que emprega sofismas", ou seja, alguém que usa de raciocínio capcioso, de má fé, com intenção de enganar.
Eles vão também elaborar teoricamente e legitimar o ideal democrático da nova classe em ascensão, a dos comerciantes enriquecidos. a virtude de uma aristocracia guerreira se opõe agora à virtude do cidadão, a maior das virtudes é a justiça e todos, desde que cidadãos da pólis,devem ter direito ao exercício do poder.
Através da  paidea elabora uma nova educação capaz de satisfazer os ideais do homem da pólis e não mais do aristocrata, superando assim, os privilégios da antiga educação, para a qual a araté só era acessível aos que pertenciam a uma linhagem de origem divina.
É bem verdade que este momento não se dirige ao povo em geral, mas a uma elite, àqueles bonsoradores que poderiam, nas assembléias públicas, fazer uso da [palavra livre e pronunciar discursos  convincentes e oportunos. A retórica será o instrumento desse processo e os sofistas, os mestres, da nova areté política.
Os mais famosos sofistas foram: Protágoras, Górgias, Híppias, Trasímaco, Pródico , Hipódamos, etc. vindos de todas as partes do mundo grego desenvolvem um ensino itinerantepelos locais em que passam, mas não se fixam em lugar nenhum. Para escândalo dos seus contemporâneos costumam cobrar pelas aulas. Por esse motivo, Sócrates os acusava de prostituição.
Outra obra importante foi a sistematização do ensino. Formam um currículo de estudos: gramática - da qual foram os iniciadores - retórica e dialética.
Com o brilhantismo da participação no debate público, deslumbramos jovens do seu tempo. Desenvolvem um espírito crítico e a facilidade de expressão, mas são com freqüência acusados de superficialidade e logomaquia, ou seja, de pronunciar um discurso vazio, um palavreado oco.
Não deixaram obra escrita, apenas citações de outras filósofos, e como já vimos  sempre tendenciosas.
O pensamento político de Platão
Platão nasceu em Atenas no ano 428 ou 427 a.C.Seus pais pertenciam a uma antiga e nobre descendência. teve um temperamento de artista e filósofo ao mesmo tempo, manifestação característica e elevado do gênio grego. Aos 20 anos, Platão travou relações com Sócrates, cujo ensino e amizade gozou durante oito anos. Após a morte do mestre começou a viajar, dando um vasto giro para se instruir, através do Egito, da Itália meridional e da Sicília....
tracking img