Os sistemas de um motor de combustão interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição
Curso






Nome









OS SISTEMAS DE UM MOTOR
DE COMBUSTÃO INTERNA











Cidade
ano

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais





Danilo de Aguiar Mendes







Os Sistemas de um Motor
de Combustão Interna




Trabalho apresentado para avaliação da disciplina deManutenção de Motores Endotérmicos do curso de Eletromecânica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET MG ministrado pelo professor Anselmo.





Cidade
ano

RESUMO

Os motores de combustão interna são divididos em sistemas que trabalham em conjunto para que o motor funcione com uma boa durabilidade acompanhada de um bom rendimento.
Esses sistemas são importantespara identificar as partes de um motor e facilitar na sua manutenção.
Os sistemas de um motor de combustão interna são:
• Sistema de válvulas que controla a entrada e a saída de gases no cilindro.
• Sistema de arrefecimento que controla a temperatura do motor.
• Sistema de lubrificação que diminui o atrito entre as peças, e assim diminuir o desgaste, aumentando sua durabilidade.• Sistema de alimentação de ar que envia ar para se misturar ao combustível.
• Sistema de alimentação de combustível que envia o combustível para se misturar ao ar.
• Sistema de Ignição que gera calor para que a combustão possa se realizar.


Todos esses sistemas juntos formam outro sistema que é o próprio motor, que pode ser constituído por uma grande quantidade de peças, emque cada uma tem sua importância para o funcionamento do motor.













SUMÁRIO


































INTRODUÇÃO

Neste trabalho estudaremos os sistemas do motor de combustão interna, esses sistemas são responsáveis pelo funcionamento do motor, mas que implicam outros valores como o rendimento e a durabilidade.
Essetrabalho tem como objetivo apresentar os sistemas e seus componentes, mostrando sua importância, demonstrando assim, como um motor pode funcionar com melhor rendimento possível.
Será apresentado também o princípio do funcionamento das peças, o material do qual as peças são produzidas, a reação da peça em decorrência de algum efeito físico ou químico.
Na conclusão será discutidoimportância de cada sistema e de sua manutenção, e os avanços tecnológicos, além das vantagens e desvantagens do motor, levando em consideração o rendimento e a durabilidade.


















DESENVOLVIMENTO


1. Sistema de Válvulas



O sistema de válvulas controla o fechamento e abertura das válvulas nos motores de quatro tempos. Existem sistemas de válvulas decontrole fixo e controle variável. Os sistemas de controle variável apresentam controle eletrônico que permite variar o tempo de abertura e altura de levantamento das válvulas. O motor convencional apresenta duas válvulas por cilindro, sendo uma de admissão e uma de descarga, contudo é possível a colocação de até sete válvulas por cilindro, sendo quatro de admissão e três de descarga. A Figura 1 ilustraa variação da área de admissão em função do número de válvulas por cilindro. Observa-se que a maior área de admissão é obtida para cinco válvulas por cilindro, sendo três de admissão e duas de descarga.


[pic]
Figura 1. Variação da área de admissão em função do número de válvulas por cilindro (Fonte: http://www.km77.com/tecnica/motor/5valvulas/texto.asp, acessado em 24/03/2006).1. 1. Componentes do sistema de válvulas


Eixo de cames
O eixo de cames (Figura 2) pode estar localizado no cabeçote ou no bloco do motor.
Nos tratores agrícolas está localizado no bloco. Apresenta ressaltos que transformam movimento de rotação em movimento linear alternado das válvulas. São fabricados de materiais que apresentam alta resistência ao desgaste, tais...
tracking img