Os sistemas contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Campus São Paulo

Sistemas de Informação Contábil




OS SISTEMAS CONTÁBEIS




Apresentado por:
Gilson Miguel
Jaqueline Martinez Imlau
João Ricardo Santiago
Pedro Vinícius Lima de Araújo
Rafael de Oliveira Souza

Professor: Rony Petson Santana


São Paulo
2011
GILSON MIGUEL
JAQUELINE MARTINEZ IMLAU
JOÃORICARDO SANTIAGO
PEDRO VINÍCIUS LIMA DE ARAÚJO
RAFAEL DE OLIVEIRA SOUZA






OS SISTEMAS CONTÁBEIS


Trabalho apresentado como requisito do 6º semestre do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus São Paulo.
Trabalho apresentado como requisito do 6º semestre do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Adventista de SãoPaulo, Campus São Paulo.








São Paulo
2011

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO _______________________________________________ 2
2 OS SISTEMAS CONTÁBEIS_____________________________________3
3 SISTEMAS CONTÁBEIS ORÇAMENTÁRIOS _______________________ 4
3.1 Objetivos do Subsistema de Orçamento ______________________4
3.2 Atributos eFunções_____________________________________5
3.3 Operacionalidades do Sistema_____________________________6
4 SISTEMAS CONTÁBEIS GERAIS_________________________________9
5 SISTEMAS CONTÁBEIS GERENCIAIS____________________________11
6 SISTEMAS CONTÁBEIS DE CUSTOS____________________________13
6.1 Contabilidade de Custos_________________________________13
6.2 Sistemas de Custos______________________________________136.3 Atributos e Funções______________________________________14
6.4 Operacionalidades do Sistema______________________________15
7 CONCLUSÃO________________________________________________19
8 BIBLIOGRAFIA_______________________________________________20



1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, a busca por excelência entre as empresas tem aumentado exponencialmente, o que fazcom que as mesmas tenham uma grande responsabilidade e necessidade de sempre se manterem  atualizadas e bem informadas. O que acarreta em um mercado cada vez mais competitivo.
Nesse trabalho será tratado sobre alguns dos principais módulos (partes), que formam e constituem o sistema de informação contábil.
O objetivo principal deste trabalho é de mostrar os diferentes componentes dos sistemas deinformação contábil, juntamente com a importância que cada um possui no andamento eficaz da empresa.
É de essencial importância o conhecimento e entendimento sobre o assunto, pois em meio a toda a competitividade presente na atualidade, o sistema de informação contábil tem por objetivo suprir e atender todas as necessidades de um mercado em constantes mudanças, provendo objetivos comuns àsorganizações como mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos das organizações.

2 OS SISTEMAS CONTÁBEIS

O sistema contábil é um dos componentes do sistema de informação gerencial (SIG, em linguagem da TI ou tecnologia da informação). Em geral deverá ser composto das seguintes partes (ou módulos):

* Contabilidade geral: direcionada ao registro contábil nos moldes dopadrão internacional, com o foco nos itens monetários de Balanço (Contabilidade financeira). Pode disponibilizar trabalhos adicionais como a elaboração de fluxo de caixa, planilhas de empréstimos, cálculo de juros, etc.);
* Contabilidade patrimonial: direcionada a informação para a gestão dos chamados itens não monetários do balanço: contas do Ativo Permanente e do Patrimônio Líquido, cálculoda Depreciação, Reavaliação, etc.
* Contabilidade de custos: integrada a movimentação dos almoxarifados e direcionada a informação sobre a apropriação e os rateios contábeis dos custos e despesas;
* Contabilidade gerencial: informação para a gestão administrativa com ênfase nas análises financeira e econômica (esta última principalmente em relação aos custos e investimentos),...
tracking img